Representantes municipais, estaduais e federais discutem políticas públicas culturais
Rio Branco será palco de um grande debate sobre as políticas públicas culturais na Semana Estadual de Cultura, que une o Seminário do Sistema Nacional de Cultura e a II Conferência Estadual de Cultura, de 5 à 8 de outubro. A abertura acontece nessa segunda-feira, 5, às 18h30, no Teatro da Firb/Faao. A visita do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, foi cancelada devido a sua ida ao funeral da cantora argentina Mercedes Sosa, representando o presidente.
Acesse aqui a programação completa.
A Semana Estadual de Cultura vai realizar um amplo debate de todos os eixos que abrangem as políticas públicas culturais, discutir o que já foi e o que pode ser realizado para melhorar e ampliar a participação do poder público na realização das políticas culturais. Além disso, também serão escolhidos os delegados que farão parte do Congresso Nacional de Cultura que acontece em março do ano que vem.
Mesmo sem a vinda do Ministro da Cultura, a Semana Estadual de Cultura contará com vários participantes e representantes ligados ao Ministério que fomentarão os debates e realizarão seminários. Entre os convidados estão Silvana Lumachi Meireles, Secretaria de Articulação Institucional – SAI; Américo José Córdula Teixeira, Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural – SID; José Roberto Peixe, Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade – SAI; Geraldo Luiz Horta de Alvarenga Jr., Coordenador Geral de Articulação e Integração das Ações. Junto a esses se unem, Lia Calabre, Pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa; Keilah Diniz, Coordenadora da Conferência Nacional de Cultura; e Deyvisson Gusmão, Superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN.
Seminário do Sistema Nacional de Cultura
Até o momento, já foram realizados 17 seminários do Sistema Nacional de Cultura, incluindo todas as capitais do Nordeste (Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, Teresina, Aracaju, São Luís e João Pessoa), além de Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Curitiba, Caeté (MG), Araxá (MG), Lages (SC) e Campo Grande.
Nas oficinas, os palestrantes informarão propostas do Ministério da Cultura, experiências exitosas e casos práticos das políticas que buscam atender os princípios do SNC. Essas informações darão subsídios aos gestores e membros dos conselhos de cultura para implantarem, nos seus respectivos municípios e no estado, as bases locais para o desenvolvimento do SNC.
Conferência Estadual de Cultura
Em setembro, 22 conferências municipais de cultura foram realizadas em todos os municípios do Acre, objetivando justamente a conferência estadual e nacional. O Acre foi o primeiro estado do país a realizar conferências em todos os seus municípios.
A Conferência Estadual de Cultura também irá escolher os delegados que farão parte da 2ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. Além disso, durante a Conferência Estadual até o dia 10 de outubro, Rio Branco também será palco de uma ampla programação artística com shows e várias apresentações.
A Semana Estadual de Cultura é uma realização do Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Concultura) e o Ministério da Cultura.