Secretários de Segurança e de Polícia Civil apresentaram novos profissionais, que já começam a atuar nos municípios da região
As regiões do Baixo e Alto Acre ganharam reforço na segurança pública. Durante toda esta terça-feira, 29, a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, e o secretário de Política Civil, Emylson Faria, apresentaram à população dos municípios dessas regionais os novos delegados, peritos e escrivães que foram empossados pelo Governo do Estado e que agora ampliam as estratégias de combate à criminalidade no Acre.
Em cerimônia no Centro Integrado de Cidadania (CIC) do Tribunal de Justiça, em Epitaciolândia, na fronteira com a Bolívia, foram empossados três delegados da Polícia Civil, dois escrivães e um perito criminal. Durante a solenidade, Márcia Regina deu ordem de serviço para o início dos trabalhos na região do Alto Acre. Na ocasião tomaram posse os delegados Pedro Henrique (Xapuri), Maxwell de França (Epitaciolândia) e Celina Ribeiro (Brasileia).
Durante a mobilização nos municípios, a comitiva também apresentou à população os delegados Rawilson de Nazaré (Senador Guiomard), Reginaldo Silva (Capixaba), Celina Ribeiro (Epitaciolândia) e Alcino, que assumiu a delegacia de Acrelândia. Além da apresentação dos profissionais, também foram entregues as novas viaturas em cada município.
"Quando o governador Binho Marques elegeu a inclusão social como prioridade de seu governo, ele pensou e priorizou a Segurança Pública. Ele tomou uma decisão inédita, ao estabelecer a autonomia da Polícia Civil", destacou Márcia Regina Pereira, que, ressaltando a importância do enfrentamento às diversas variáveis de violência na região fronteiriça, anunciou a aquisição de novas viaturas para as polícias da região, além da compra de 11 barcos para o patrulhamento fluvial nos rios navegáveis da região.
Ainda segundo a secretária, o modelo de segurança que o Estado busca para a sociedade é ousado. "Entendemos que não se pode combater a violência usando métodos ultrapassados, por isso os investimentos não podem parar", concluiu.
O secretário da Polícia Civil Emylson Farias disse que é importante dar celeridade às investigações e oferecer um serviço qualificado com cidadania. "A polícia está se aperfeiçoando na área científica e os investimentos no setor de inteligência serão ampliados", garante. Farias anunciou também a construção de uma nova delegacia em Epitaciolândia, a reforma das delegacias de Brasileia, Capixaba e Acrelândia, e informou que serão construídas delegacias padrão e outras unidades passarão por reformas estruturais.
O chefe da polícia destacou que o Governo reuniu as condições necessárias para que a Polícia Civil pudesse reforçar seu armamento, frota de veículos caracterizados e não caracterizados. Nesta quarta-feira, 30, também será dado início ao trabalho do delegado de Sena Madureira.
Compromisso com a função
Pedro Henrique, delegado empossado em Xapuri, disse que a posse é a realização de um sonho. "Todo grande trabalho precisa de gestão e nós estamos determinados a cumprir com os desafios da missão de polícia", comentou referindo-se aos demais colegas de profissão.
Celina Rodrigues, única mulher aprovada entre os 25 que foram empossados pelo Governo, destacou a importância de trabalhar numa área tão complexa. "O povo dessa cidade pode ter certeza que irei me doar ao trabalho com afinco para debelarmos a violência, respeitando as leis vigentes em nosso país".