Rodrigues Alves ganha primeira biblioteca pública municipal

Ponto de leitura é fruto de parceria entre Governos Federal e Estadual e município pelo Programa Mais Cultura

 

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Biblioteca é mais uma a ser implantada com o objetivo de zerar o déficit de pontos de leitura nos municípios brasileiros (Foto: Flaviano Schneider/Secom)

O município de Rodrigues Alves ganhou neste sábado, 26, sua primeira biblioteca pública, através de um processo que envolveu parceria entre o Ministério da Cultura, o Departamento Estadual de Bibliotecas e a prefeitura municipal.  A biblioteca com literatura para jovens e adultos tem um acervo de dois mil livros e duzentos DVDs. Provisoriamente, a biblioteca foi instalada no Centro de Cultura e Florestania, do governo do Estado, mas o prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) anunciou durante o ato de inauguração que já está reformando um prédio que vai abrigar a biblioteca futuramente – um local mais amplo, onde pretende instalar também um telecentro.

Dezenas de pessoas, educadores, vereadores e populares participaram do ato do descerramento da placa. O secretário de Educação do município, Ernilson Saraiva de Freitas, lembrou que o nome ‘Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Altair de Lima’ homenageava uma excelente educadora, que embora não tenha nascido no município dedicou sua vida a ele como se nele tivesse nascido.

O vereador Darimar Rocha (PT), presidente da Câmara de Vereadores, recordou que o município já tem 17 anos de emancipação e até então não tinha uma biblioteca pública municipal por falta de visão das administrações anteriores. Ele elogiou o governo do Estado e a prefeitura pela parceria que resultou numa obra que, "apesar de pequena, tem um grande significado para o futuro de toda uma geração de estudantes" disse.

Programa de Bibliotecas

Segundo Helena Carloni, chefe do Departamento Estadual de Bibliotecas, o Ministério da Cultura (MinC) tem um programa denominado ‘Mais Cultura’, cuja meta é zerar o déficit de municípios sem biblioteca até o fim deste ano. O Acre se inscreveu no programa e apresentou projetos para todos os municípios que não tinham biblioteca. Os projetos foram aprovados em 2007 e a partir daí o departamento de bibliotecas passou a interceder junto às prefeituras, porque depende de o prefeito aceitar e aderir ao programa.

Assim que acontece a adesão, o departamento faz a ponte com o Minc, que assina um convênio de comodato diretamente com o município. O MinC encaminha então o kit/biblioteca com 2.200 livros e 20 DVDS, mesas, cadeiras, um computador e um televisor. Quando o kit e o mobiliário chegam ao município, o departamento estadual de bibliotecas é acionado e envia uma equipe que monta tudo e capacita as pessoas. Uma vez por ano, durante três anos, o departamento ainda monitora o andamento da biblioteca e a utilização dos livros. Depois desse período, o MinC passa todo o acervo e mobiliário para o município.

Segundo informa Helena Carloni, o Governo Federal vem desde 2004 fomentando implantação de bibliotecas através de programas distintos, mas parecidos. Em 2004 e 2005, foram instaladas bibliotecas em Brasileia e Acrelândia. Em 2007, em nova fase, foram instaladas bibliotecas em Bujari, Capixaba, Senador Guiomard e outros. Neste ano já foi instalada a biblioteca de Feijó. Em Mâncio Lima também já está instalada, mas ainda não foi inaugurada, o que deve ocorrer em breve. Os kits biblioteca de Santa Rosa e Manuel Urbano já estão nos municípios e ainda este ano eles terão suas bibliotecas. O único município que vai ficar para 2010 será Jordão.

Modernização e inclusão digital

Carloni explica que o MinC está disponibilizando para as bibliotecas instaladas em 2003 e 2004 e também as que estão sendo instaladas agora a possibilidade de aderir ao programa de modernização, também dentro do ‘Mais Cultura’ para receber mais de dois mil livros, novos DVDs e também um kit infantil, composto com puf e tapete, para fazer um cantinho infantil. "A gente sabe que é muito mais fácil abrir as portas para o gosto da leitura quando se é criança", analisou.

Para ter acesso à modernização, o prefeito Burica tem que apresentar um projeto de Lei na Câmara Municipal e criar oficialmente a biblioteca pública, providência determinada no convênio. A prefeitura ainda pode aderir a outro programa feito em parceria entre o MinC e o Ministério da Ciência e Tecnologia que contempla a inclusão digital. Assim que estiver todo regularizado, o município pode aderir ao programa e receber um kit de informática com 11 computadores – dez de acesso ao público e um servidor para ser dinamizado junto com a biblioteca.

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