Projeto pretende promover o intercâmbio artístico-cultural, o acesso aos bens culturais estimular o comércio local e valorizar os espaços públicos
Será inaugurado neste fim de semana mais um projeto artístico-cultural com o objetivo de possibilitar o acesso aos bens culturais, promover o intercâmbio, estimular o comércio local e valorizar os espaços públicos. Com o nome de Cultura no Mercado, o projeto envolve artistas e grupos que apresentarão seus trabalhos, através de shows musicais e performances teatrais em dois espaços considerados cartões-postais da cidade de Rio Branco: o Mercado Velho e a Praça Povos da Floresta.
As apresentações acontecem aos sábados, a partir das 16 horas. Ao todo, serão realizados 20 shows musicais e 30 performances artísticas até 21 de novembro. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, com financiamento do Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura.
Os shows e performances são fruto de projetos selecionados em edital do Programa Cultura em Movimento, lançado em julho deste ano, cujo conceito envolve atrações com música instrumental e vocal, performances de teatro, dança e circo, além de contação de histórias, feira do sebo e exposições de artes visuais. Excepcionalmente, o Cultura do Mercado abre neste fim de semana com apresentações também no domingo, 27.
"Esse projeto teve início em 2007, fruto de uma ação conjunta entre a FEM e a FGB, que já realizava a Feira de Sebo. A intenção é de tornar o Mercado Velho um espaço cultural livre, dinamizando assim os espaços públicos e equipamentos culturais do Estado. O projeto foi escrito em 2007 para o Fundo Nacional de Cultura. Recebemos a aprovação para realizar a segunda edição do Cultura no Mercado, que beneficiará durante dois meses e meio a produção artística local, já que o espaço escolhido é um lugar onde transitam pessoas com gostos variados, e bastante propício para a realização de atividades artístico-culturais", explica Carolina Di Deus, chefe do Departamento de Apoio às Artes da Fundação de Cultura Elias Mansour.
PROJETO CULTURA NO MERCADO – 2009 – PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO
{xtypo_rounded2}Performances Artísticas
Sábado – 26 de setembro
17 às 17h30 – Cia. de Dança Adorai – Mar Adão/ Amor Para Recordar
17h45 às 18h15- Rufino e sua Turma – 20 Anos de Risos do Palhaço Ruffino
18h30 às 19h – Roberta Marisa – Traquinagem Poética – 18h30 às 19h
Performances Musicais
Sábado – 26 de setembro
19h15 às 20h – Grupo Língua de Sogra – Choro no Mercado
20h15 às 21h – Virginia Villanova – Recital Didático para Pianistas
21h12 às 22h – Graça Gomes – Um Cheiro Acre no Meu Canto
Performances Artísticas
Domingo – 27 de setembro
17h às 17h30 – Everton Simão – Meu Sonho Encantado
17h45 às 18h15 – Com Zé do Côco e Chica Brejeira – Culturas Populares
Performances Artísticas
Domingo – 27 de setembro
18h30 às 19h45 – Graça Gomes – Um Cheiro Acre no Meu Canto
20h às 20h45 – Kelen Mendes – Inundação{/xtypo_rounded2}
PROGRAMAÇÃO ANEXA A TODOS OS DIAS
16h às 21h – Feira do Sebo (Praça Povos da Floresta)
16h às 21h – Exposição e Venda de Artesanato Regional
17h às 20h – Ateliê Livre/Associação dos Artistas Plásticos do Acre – AAPA