Obras no leito do rio devem ser concluídas até o fim de setembro pela meta estabelecida pelo Governo do Estado com as construtoras
Distantes apenas 45 quilômetros entre si, os dois municípios passaram décadas de sua história isoladas uma da outra. Hoje estão ligadas por rodovia asfaltada, mas a falta das duas pontes ainda obriga ao uso de balsas para a travessia de veículos e pedestres. Daí a importância como a ponte é vista pelo povo da região e a motivação que teve o governador Binho Marques em insistir pessoalmente junto ao presidente Lula que as pontes da BR-364 fossem incluídas nas obras do Programa de Aceleração da Economia (PAC), no que foi atendido.
Segundo o mestre de obras da ponte sobre o rio Tarauacá, Arão Pinto Cardoso, do total de 33 furos para colocação das pilastras já foram feitos 25. A ponte terá quatro blocos de pilares além de dois encontros, no início e fim da ponte. A concretagem dos blocos já começou e o objetivo da empresa construtora é cumprir a meta estabelecida com o Governo do Estado de sair do leito do rio até o início das chuvas para que o trabalho prossiga no período chuvoso.
Arão conta que o prazo para entrega da ponte é até o fim do ano que vem, mas o cronograma prevê a entrega da obra antes deste prazo. Ele disse que trabalhou pela mesma empresa nas pontes do rio Tauari e do rio Gregório; que a empresa já conhece o regime de chuva e seca da terra acreanas, por isso a pressa em aprontar as fundações.
A técnica em segurança do trabalho, Albaniza Correia, veio do Pará para trabalhar na obra da ponte do rio Tarauacá. Para ela, o povo acreano é heróico em sua luta contra o isolamento. Com 95 funcionários trabalhando, a questão da segurança é fundamental. Albaniza conta que por parte dos funcionários não vem encontrando resistência em cumprir as normas de segurança.
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