Prefeito Raimundo Angelim, secretário Osvaldo Leal e autoridades entregaram a reforma da Urap São Francisco, que tem capacidade para atender 40 mil pessoas
O Pacto Pela Saúde deu mais um resultado prático nesta sexta-feira, 12, com a reforma da Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) São Francisco, localizada no bairro São Francisco, em Rio Branco.
A reforma foi entregue pelo prefeito Raimundo Angelim e o secretário de Estado da Saúde, Osvaldo Leal, em cerimônia que contou com a presença do ex-governador e presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, Jorge Viana, de gestores estaduais e municipais, lideranças comunitárias e moradores. "É uma unidade extremamente importante, fica numa área central e serve de referência para vários postos de saúde da família", confirmou Osvaldo Leal.
A obra custou R$ 572.480,98 e foi realizada com recursos próprios em área de 417,85 metros quadrados. Com a reforma, a Urap eleva para 40 mil pessoas sua capacidade de atendimento, servindo de referência para sete unidades de saúde da família espalhadas pelos bairros da região.
A Urap São Francisco conta com os seguintes ambientes: recepção e atendimento, espera, arquivo e estatística, farmácia, sala de vacina, sala de coleta, sala de curativos, laboratório de endemias, sala de vigilância epidemiológica, sala hiperdia, sala DST, sala de medicação e observação, consultórios variados, WC, copa e outros.
O funcionamento será até as 19 horas, de segunda a sexta-feira. "Mais quatro unidades estão sendo construídas dentro do Pacto Pela Saúde", disse Raimundo Angelim, que na mesma cerimônia inaugurou a duplicação da Avenida Joaquim Macedo, uma das mais importantes do bairro São Francisco, desde a Estrada do São Francisco até o Hospital Santa Juliana.
O Pacto Pela Saúde foi firmado no ano passado entre o governador Binho Marques e o prefeito Raimundo Angelim e está resultando em investimentos de altas somas em ações básicas de saúde. Todo o sistema de saúde de Rio Branco, composto por 53 módulos e 12 centros, está sendo beneficiado para reduzir a demanda nas unidades de média e alta complexidades. A meta é assegurar a cobertura na ação básica, a porta de entrada para o sistema.