Região mais preservada do Acre inspira cuidados especiais com a alta da temperatura. Imac realizou a entrega de kits de combate ao incêndio no município
Santa Rosa do Purus é o município que tem maior percentual de preservação no Acre e nesta época do ano fica praticamente isolado, já que o baixo nível do rio só permite a chegada de visitantes via aérea. E foi de avião bimotor que a presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Cleisa Cartaxo, acompanhada por uma equipe de técnicos e fiscais, chegou com uma preciosa carga: equipamentos de combate aos incêndios urbanos e rurais.
"A dificuldade de acesso não pode impedir que o trabalho de controle e sensibilização das pessoas seja feito, principalmente porque as áreas mais afastadas são também as mais intocadas", explicou Cleisa Cartaxo.
O Governo do Estado repassou à prefeitura cinco kits de combate a incêndios, que levam bombas d’água costais, abafadores e equipamentos de segurança individuais como óculos e máscaras. Esses equipamentos irão ajudar os servidores da prefeitura e a comunidade do município no combate ao fogo.
A chefe do departamento de fiscalização passou orientações sobre as técnicas de combate ao fogo e uso dos equipamentos entregues. E reforçou a importância de impedir que o fogo encontre a floresta, já que a baixa umidade relativa do ar e o calor extremo são fatores de alto risco de incêndios descontrolados.
Dois técnicos do Imac permanecerão em Santa Rosa por mais duas semanas para dar continuidade ao trabalho de sensibilização através de palestras e reuniões, além de promover o licenciamento de atividades impactantes no município e a fiscalização das queimadas. "O contato direto com a comunidade dá mais peso à mensagem de cuidado com a natureza", reforçou Cleisa Cartaxo.
As queimadas urbanas em Santa Rosa já ameaçaram casas e a escola municipal. Tanto o secretário municipal de Meio Ambiente quanto o prefeito já se colocaram na linha de frente do combate ao fogo para evitar danos mais sérios.
O secretário de Meio Ambiente, Júlio Brandão, ressaltou as ações de educação ambiental, palestras e reuniões com professores, comunidade e produtores rurais desenvolvidas durante a semana em que foi comemorado o dia da Amazônia, 5 de setembro. "É preciso conscientização. Basta prestar atenção nesse calor que nunca foi tão grande aqui para perceber que o uso indiscriminado do fogo traz prejuízos para todos."
O prefeito Zé Brasil afirma que, entre as estratégias de preservação, está a que vem sendo desenvolvida no Código Municipal de Meio Ambiente, que está para ser aprovado pela Câmara de Vereadores, e também no Plano de Ação de Prevenção e Controle de Queimadas, elaborado pela prefeitura.
Durante a tarde, a equipe do Imac se reuniu com os vereadores do município para pactuação das estratégias de preservação do meio ambiente, prevenção e combate aos incêndios. Uma nova visita, dessa vez com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, será realizada para ajudar a prefeitura e a Câmara na aprovação do Código Municipal de Meio Ambiente.