Governo adota novo protocolo de combate à doença. No Acre 85 casos foram notificados e 18 confirmados até agora
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) divulgou na tarde desta quinta-feira, 3, Nota Técnica para reiterar a adoção do protocolo definido pelo Ministério da Saúde e informar sobre sua atualização para o enfrentamento da pandemia da Influenza A (H1N1) no Acre. De acordo com o documento, já foram registradas 85 notificações, sendo que até agora 18 casos foram confirmados, com uma morte. Outros 23 aguardam resultado de exames e 40 já foram descartados. A Secretaria de Estado de Saúde também confirma a circulação do vírus H1N1 no Estado.
Medidas estão sendo desenvolvidas de forma integrada em toda a rede de atendimento básico de saúde, estando o pronto-socorro e o Centro de Saúde do Tucumã servindo como pontos de referência. Os hospitais de Brasileia, Assis Brasil, Plácido de Castro, Cruzeiro do Sul e Xapuri também servem de referência de atendimento dos casos suspeitos.
A Influenza A (H1N1) é transmitida de pessoa para pessoa por meio de espirro, tosse e contato com secreções respiratórias (catarro) e se manifesta na maioria dos casos com tosse, febre alta e dores de cabeça.
O secretário de Saúde, médico Osvaldo Leal, afirma que é preciso reforçar ainda mais os cuidados com a prevenção. Ele lembra que esse é o momento de circulação do vírus H1N1. "Conseguimos segurar a circulação do vírus no Estado por cerca de quatro meses, fortalecendo as barreiras epidemiológicas, e isso nos deu tempo para preparar a rede para enfrentar a pandemia. É preciso lembrar que todos os cuidados estão sendo tomados para qualquer tipo de gripe", disse.