Obra de restauração da Ponte Metálica resgata formas da estrutura original

Torres que seriam utilizadas para o içamento da ponte foram reconstruídas e serão recolocadas na próxima semana

ponte_02.jpg

Torres da estrutura original da ponte serão restauradas (Foto: Acervo FEM)

ponte_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Ponte está sento reformada na obra realizada pelo Governo do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A ponte Juscelino Kubitschek voltará ao projeto original. Até o final do ano, quando ela for entregue totalmente reformada, terá as estruturas metálicas utilizadas para içamento recolocadas. Na próxima semana o trânsito será interditado durante as noites dos dias 8, 9 e 10 para a continuidade da etapa final das obras. O fluxo será desviado para a Ponte Nova (de concreto) através da Avenida Epaminondas Jácome no período da noite, entre as 22h e 3h.

No projeto original a ponte metálica, como é mais conhecida, foi projetada para ser suspensa e dar passagens aos navios que trafegavam no rio Acre rumo aos seringais. Quando a obra foi concluída este fluxo de barcos de grande porte já não existia e ela, portanto, nunca foi içada. Mas a estrutura existiu. As roldanas que seriam utilizadas para este içamento foram encontradas enterradas nos barrancos do rio Acre durante a limpeza para a obra de urbanização do Mercado dos Colonos, no mês passado. Elas serão recuperadas e farão parte de um monumento, que será instalado entre a ponte e o Mercado Velho.

A recuperação da ponte está na fase de jateamento com granalha de aço. Em seguida a estrutura recebe pintura contra corrosão e no próximo mês deve receber a pintura definitiva. A obra realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) está prevista para ser entregue em dezembro, junto com a recuperação e urbanização do Mercado dos Colonos e o monumento com as antigas roldanas da ponte metálica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter