Caminhada acontece no dia 20 de setembro, no Calçadão da Gameleira, em percurso que encerra no estacionamento da Arena da Floresta com show da cantora Preta Gil
A Associação dos Homossexuais do Acre realiza de 8 a 13 de setembro o cadastramento dos caminhões que deverão participar da 5ª Parada do Orgulho LGBT. Este ano há vagas para sete caminhões cuja ornamentação e segurança ficarão a cargo dos responsáveis pelos veículos. A concentração da caminhada será às 15 horas do dia 20 de setembro, no Calçadão da Gameleira e o percurso segue pela Via Chico Mendes até o estacionamento da Arena da Floresta onde a cantora Preta Gil faz o show de encerramento da Semana da Diversidade.
Não será permitido o consumo de bebidas em garrafas, medida adotada para garantir a segurança do evento. No quinto ano consecutivo de sua realização, a Parada LGBT espera reunir número maior de pessoas que em 2008, quando o público estimado foi de 55 mil participantes. A programação da 5ª Semana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT oferece palestras, oficinas, filmes temáticos, debates, feira mix, instalação vídeo-fotográfica e a entrega do troféu Rogério Sábio da Paciência a pessoas e instituições que trabalham para diminuir a discriminação e o preconceito contra os homossexuais. "Apesar dos crimes homofóbicos que ocorrem no Brasil, o Acre é considerado um Estado atípico porque não tem guetos. Na festa, na parada estão os gays, as famílias, crianças, pessoas idosas convivendo muito bem", observa a jornalista Rose Farias, uma das organizadoras do evento .
O show da cantora Preta Gil está previsto para começar às 20h30 no estacionamento da Arena da Floresta e durante a semana outras festas e shows acontecem em bares e espaços culturais de Rio Branco. Na programação estão as bandas Filomedusa, Degradê, Caldo de Piranha e a Party Pride com Las Bibas from Viscaya.