Peça "Levantado do chão" demonstra como a luz revoluciona um espetáculo teatral
Faltando pouco mais de uma semana para sua estreia, o espetáculo teatral "Levantado do Chão", que está sendo realizado pelos alunos da Usina de Arte João Donato, aos poucos ganha seus retoques finais antes da grande apresentação dia 4 de setembro, às 20 horas, no teatro da Usina. No momento, a iluminação de todo o espaço está sendo estruturada para que a magia da história vá muito além do que é capaz.
Quem assiste a uma peça de teatro não imagina o quão trabalhoso é organizar a iluminação de um espetáculo. A luz é capaz de transmitir sensação de noite ou dia, demonstrar a passagem de tempo, a intensidade dos sentimentos, o foco da história ou, se organizada de modo errada, não conseguir nada disso. Para "Levantado do chão" foram destinados 70 refletores adequados em todo o espaço do teatro, num trabalho que já está levando mais de uma semana.
Vários ambientes serão demonstrados em "Levantado do chão", como o campo, escritórios, residências, o prédio da polícia, ente tantos outros que necessitam cada um de uma iluminação adequada. "A luz cria todos os climas, funciona junto com o cenário, cria sintonia e ajuda nessas transformações", explica Cida Falabella, diretora teatral do espetáculo.
Um dos recursos que será utilizado em "Levantado do Chão" será o jogo de sombras sobre os grandes painéis em xilogravuras que compõe o cenário. Ricardo Pinguim, Luiz Rabico e Daniel Iberê são os profissionais responsáveis pela organização e pleno funcionamento da iluminação, e afirmam que é complexo, dá trabalho, quem olha não imagina como é difícil, mas o resultado final é mágico.