Qualificação faz parte do processo de fortalecimento da cultura no Estado
“Elaboração de Projetos e Fomentos para a Área Museológica” é o tema da terceira oficina destinada a qualificação aos servidores dos espaços de cultura e dos museus do Acre. O processo de capacitação faz parte da política de fomento das atividades culturais no Estado.
De acordo com a assessora especial do Patrimônio Histórico, Suely Melo, a oficina aborda temas diversos como a definição de museus adotada pela Política Nacional de Museus; as funções dos museus: preservação, investigação e comunicação; e as políticas culturais no contexto museólogico.
E também permite aos participantes a aquisição de conhecimentos nas áreas sobre planejamento e gestão dos espaços de memória, elaboração de projetos, importância da metodologia. “Essa é mais um estratégia de fortalecimento da cultura do povo acreano, e também de inclusão social”, destacou Suely.
Durante três dias as pessoas que atuam nos museus e em espaços de memória de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri e Sena Madureira serão qualificadas para atender melhor ao público e também quanto as formar de fomento de financiamento e captação de recursos.
Para a gerente do Departamento do Patrimônio Histórico Regional do Juruá, Rutila Lima, as oficinas contribuem para nortear as ações nos espaços de memória. “A qualificação ajuda a abrir os horizontes. O estudo de público, por exemplo, pode nos ajudar a compor exposições que contemplem a curiosidade das pessoas”.
O curso está sendo ministrado pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UnB, Átila Tolentino, no período de 25 a 27 de agosto no Museu da Borracha em Rio Branco.