Unidade é resultado do pacto pela melhoria na saúde firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura e tem objetivo de fortalecer a rede de atenção básica na capital
Não foi apenas uma reforma. A Unidade de Referência da Atenção Primária (URAP) Eduardo Assmar, antigo Centro de Saúde localizado no bairro Quinze, passou por uma reestruturação completa que a coloca em um novo patamar no atendimento básico de saúde no Segundo Distrito de Rio Branco, resultado do pacto pela melhoria na saúde firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco.
A solenidade de entrega da obra, realizada com recursos próprios, reuniu na manhã desta segunda-feira, 24, prefeito e vice-prefeito, Raimundo Angelim e Eduardo Farias, secretários de Saúde do Estado e município, Osvaldo Leal e Pascal Khalil, deputada Perpétua Almeida, secretários municipais, vereadores, usuários e servidores da unidade.
Com 594 metros quadrados de área construída, a nova URAP está preparada para atender, com o suporte das 10 Unidades de Saúde da Família da região, cerca de 34 mil pessoas residentes do bairro Quinze e adjacências e compõe, junto com o Centro de Saúde do Cidade Nova e Cláudia Vitorino, no Taquari, o conjunto de unidades de saúde na região do Segundo Distrito que culminará com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento prevista para acontecer até o fim deste ano.
A reforma da URAP Eduardo Assmar incluiu a substituição de toda a cobertura do prédio, colocação de novas instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, além de apresentar nova composição arquitetônica que deverá ser seguida pelas demais unidades a serem reinauguradas ainda este mês, como a do bairro Placas, São Francisco, Adalberto Sena, Souza Araújo, Palheiral e Cidade Nova. O secretário de Saúde do município, Pascal Khalil, diz que o objetivo "é fortalecer a atenção primária de saúde para que os casos mais simples sejam tratados na hora certa, de forma correta".
Raimundo Angelim, prefeito de Rio Branco, fez um apelo para que a unidade seja referência para o bom atendimento da população. "Aqui se faz a saúde de essência, que é a de prevenção e não só a curativa. Esperamos que nossos profissionais possam atender de forma carinhosa todos as pessoas que chegam aqui necessitando de ajuda." Para o secretário de Saúde do Estado, Osvaldo Leal, "a estrutura física, os equipamentos e o corpo de profissionais refletem o trabalho do Governo do Estado em cumprir a missão de cuidar da população buscando a excelência do serviço em consonância com as necessidades da população".
A obra realizada com recursos próprios custou R$ 667.422,88. A maioria dos espaços foi derrubada para a construção de novos. A URAP agora tem entre os novos ambientes incluídos no projeto salas de vacina, de coleta, de curativos, de vigilância epidemiológica, laboratório de endemias, oito consultórios (dois de enfermagem, dois clínicos, um pediátrico, um odontológico, um ginecológico e um de fisioterapia), repousos adulto e infantil, sala de esterilização e distribuição de materiais.
Pacto pela Saúde – O Pacto Pela Saúde é resultado de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco da ordem de mais de R$ 13,9 milhões em ações básicas de saúde. O acordo amplia e fortalece a política de descentralização de recursos e gestão. Os recursos são aplicados na aquisição de equipamentos, reforma de centros de saúde e contratação de pessoal.