Produtores de Rodrigues Alves recebem apoio para criar galinhas caipiras

Seaprof e Secretaria Municipal de Agricultura uniram forças no apoio à zona rural

 

pintos.jpg

O projeto de criação de galinhas caipiras iniciou no ano passado com distribuição de pintos a 50 produtores (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Secretaria Estadual de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof) juntou forças com a Secretaria de Agricultura do município de Rodrigues Alves visando fazer mais pelo produtor rural. Hoje começou a primeira ação conjunta: distribuição de mil pintos para produtores rurais de três assentamentos: Polo Agroflorestal de Rodrigues Alves situado no ramal Tucandeira e os projetos de assentamento Havaí e Nova Cintra. Segundo o gerente da Seaprof em Rodrigues Alves, Lauro da Silva Filho, o projeto de criação de galinhas caipiras iniciou no ano passado com distribuição de pintos a 50 produtores. Neste ano, além dos atuais 50 produtores, que estão recebendo 20 pintos cada, outros 50 serão beneficiados até o fim do ano.

Ele explica que o projeto vai até o ano que vem. Em 2010 outros 100 produtores receberão pintos, de forma que a partir daí eles passem a caminhar com as próprias pernas. A entrada da Secretaria de Agricultura Municipal na parceria deu outro impacto ao projeto já que serão distribuídos outros cinco mil pintos. A expectativa é que o município de Rodrigues Alves venha a se tornar um grande produtor de galinhas caipira. 

pintosadmir.jpg

O presidente da Associação de Produtores do Polo Agroflorestal, Admir Salim Gomes, falou que os produtores estão animados em receberem este incentivo (Foto: Onofre Brito/Secom)

O vereador Darimar Rocha (PT) presidente da Câmara de Vereadores de Rodrigues Alves conta que o prefeito Burica e o secretário Nilton Cosson resolveram estreitar a parceria entre as duas secretarias visando fazer mais pelo produtor rural . "A secretaria de Agricultura, até agora só existia no nome, não tinha nenhuma estrutura, agora é que está se estruturando. Então pensamos em utilizar a própria estrutura da Seaprof e juntos fazer um trabalho". 

Segundo ele, 70 % da população do município vivem na zona rural. "São 14 projetos de assentamento, temos 670 km de ramais e a prefeitura não tem patrulha suficiente para beneficiá-los. Daí, a gente tem que juntar as forças do estado e da prefeitura. Sem esta parceria fica mais difícil para o produtor rural" – disse. 

O presidente da Associação de Produtores do Polo Agroflorestal, Admir Salim Gomes, falou que os produtores estão animados em receberem este incentivo. 

O produtor Sebastião Nunes Cabral trabalha com roçado de macaxeira e produção de farinha. "Já estávamos ansiosos que chegassem estes pintos, através deste apoio que o governo está dando. É uma ótima opção de renda para nós" – disse.

Sobre a ração, ele disse que uma parte vai ser adquirida em Cruzeiro do Sul, outra parte eles mesmo vão produzir. Segundo Sebastião, a Seaprof deu um curso de produção de ração e alguns agricultores fizeram e sabem prepará-la, especialmente aquela feita com croeira (restos de farinhada) e a folha da macaxeira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter