Graduação terá dez semestres e a grade irá levar em conta as peculiaridades da regional amazônica
Os alunos da primeira turma do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) iniciam as aulas na próxima segunda-feira, 17. Foram disponibilizadas 40 vagas para o campus de Rio Branco e atende uma demanda da sociedade em relação a qualificação nessa área.
Felipe Zanon é um dos alunos. Formado em História pela Ufac, ele destaca que a medicina veterinária abre grandes possibilidades para os profissionais no Acre. Todos os presentes destacaram o esforço coletivo em trazer o curso de medicina veterinária para o Acre. “Agora temos a oportunidade de oferecer aos acreanos uma qualificação de qualidade”, destacou o secretário Mauro Ribeiro.
A graduação é dividida em dez semestres e a grade irá levar em conta as peculiaridades da região amazônica, como o trabalho com a recuperação de pastagens e animais silvestres. Henrique Jorge, coordenador do curso, se emocionou ao narrar aos alunos que compõem a primeira turma de medicina veterinária da Ufac a trajetória para implantar o curso no Estado. “O curso faz parte da política de expansão da Universidade e também marca a inserção de uma profissão estratégica para o desenvolvimento sustentável”.
A reitora Olinda Batista enfatizou que a implantação do curso é resultado também do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Esse programa é uma das ações integrantes ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e foi instituído em reconhecimento ao papel estratégico das universidades – em especial do setor público – para o desenvolvimento econômico e social. “Temos compromisso com o desenvolvimento de nosso Estado. Além disso, o curso cria novas expectativas de mercado para os jovens”.