Pescadores prometem três toneladas de peixe para a festa
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), realiza desde o dia 10 deste mês a pesca do Pirarucu Manejado em Manuel Urbano. Participam do evento 16 pescadores do grupo de Manejadores de Pirarucu do município, que pretendem cumprir a meta de 39 peixes até o dia 21, data em que será realizada a 3ª Feira do Pirarucu em Manoel Urbano.
A atividade é coordenada pela Seção de Manejo de Lagos da Seaprof e conta com apoio da prefeitura de Manuel Urbano, do WWF Brasil, da UFAC, do IBAMA, da Colônia de Pescadores Z7 e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A pesca está sendo feita nos lagos Santo Antonio, com a previsão de pesca de 20 peixes, Novo Destino, com 5 peixes, Lago Grande, também com 5 peixes, e Lago Novo, com a quantia de 9 pirarucus.
Até o momento foram pescados sete pirarucus, mas espera-se um total de 3 toneladas do peixe estejam processados e disponibilizados para comercialização na feira, onde serão vendidos na forma fresca e salgada. Segundo o gerente da Unidade Local da Seaprof no município, Agostinho Filho, a previsão é de que a 3ª Feira do Pirarucu Manjado supere as anteriores, tanto em volume de negócios, quanto em número de visitantes.
Realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na praça central da cidade, a feira também oferecerá espaço para praça de alimentação com pratos à base de pirarucu, exposição e comercialização de artesanatos com escamas de pirarucu e macramé e exposição do peixe vivo, além de atrações culturais do município.