Festival também premiará reportagens ambientais
Continuam abertas até o próximo dia 4 de setembro, as inscrições para o Fest Cineamazônia 2009, que acontece em Porto Velho, no período de 9 a 14 de novembro de 2009. Esta será a 7ª edição do evento que está inserido no circuito nacional de festivais de curtas-metragens.
O Festcine Amazônia exibe e pensa o meio ambiente, não somente através da produção independente de trabalhos audiovisuais. É um espaço de várias cenas e um objetivo comum: colocar a arte e a técnica da sétima arte a serviço da preservação da natureza e da sustentabilidade da vida no planeta. Sua primeira edição foi em 2003. Já nessa primeira edição, superou todas as expectativas.
Para este ano, tem aumentado a procura pelas premiações na categoria Vídeo Reportagem Ambiental, sendo: melhor reportagem ambiental rondoniense e melhor reportagem ambiental nacional. A competitividade é grande. A nova categoria atende demanda surgida nas edições anteriores para profissionais de TV. "A expectativa é que o Festival integre mais ainda a Amazônia e também o Peru e a Bolívia", diz Jurandir Costa, idealizador do festival.
Outras categorias existentes são: animação, experimental, ficção e documentário. O festival aceita a inscrição de produções finalizadas a partir de 2008. Todos os participantes, tanto em vídeo como filmes, concorrem ao troféu Mapinguari, em igualdade de bitolas.
O filme Corumbiara, do diretor Vicent Carelli, premiado em outros festivais, está confirmado como convidado. O polêmico documentário retoma denúncia do massacre de índios ocorrido em Rondônia, na década de 1980.
Estão confirmadas também as oficinas técnicas de qualificação profissional, simultaneamente, durante o festival. Diretores e produtores de filmes convidados farão debates que enriquecem os conhecimentos de novos produtores.
Participam do festival, produções de um a 26 minutos. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cineamazonia.com.
Confira o vídeo aqui :
{flv}210809_festcine_amazonia{/flv} |