saúde pública

6ª Semana Estadual Sobre Drogas é aberta no Acre

Ex-usuária Mércia Pereira deu seu depoimentos sobre o apoio do CAPS para sair do mundo das drogas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Com o foco de sensibilizar e conscientizar a população sobre os malefícios do uso de drogas, o governo do Estado, por meio do gabinete da Vice-Governadora, Nazareth Araújo, abriu nesta segunda-feira, 25, no Anfiteatro Garibaldi Brasil na Universidade Federal do Acre, a 6ª Semana Estadual Sobre Drogas e III Fórum Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede.

O evento se estende até esta sexta-feira, 29, e conta com uma extensa programação nas 22 cidades do Estado. Dentro da programação estão as Caminhadas pela Paz, que acontecem sexta-feira pela manhã de forma simultânea em todas as cidades a partir das 8 horas.

Para a chefe da Divisão do Eixo Temático Drogadição e População de Rua do gabinete da Vice-Governadoria e coordenadora da Semana, Susie Lamas, a Semana é um chamado para que governo e sociedade civil caminhem juntos num debate tão importante.

“Numa perspectiva atual, resgatar valores nunca se tornou tão importante. O consumo de substâncias psicoativas afeta de maneira profunda amplos aspectos da vida das pessoas que as utilizam e dos grupos nos quais elas estão inseridas. Campanhas de prevenção como esta são de suma importância, pois vem a somar com os esforços dos setores público e privado no enfrentamento às violências causadas pelo abuso e o tráfico de drogas”, disse Susie Lamas.

Ainda segundo Susie Lamas, “não devemos, entretanto, esperar das campanhas mais do que elas podem fazer. Sozinhas, são insuficientes para reduzir o problema das drogas. Mas devem sempre integrar uma estratégia multidisciplinar de prevenção, atenção integral e reinserção social para usuários de drogas”, destacou.

A ex-usuária de drogas, Mércia Pereira,ressaltou que a ajuda do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi de suma importância para tratar o vício de drogas. “Por dez anos fui usuária de drogas. Esse período foi muito difícil por que não tive o apoio de minha família, que não acreditava que eu seria incapaz de deixar o vício. O Centro foi essencial para eu sair do mundo das drogas”, revelou.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, frisou que o uso de drogas é um mal social em todo mundo. “O consumo de droga é um problema de saúde pública, e não apenas uma escolha privada, todos os Estados adotam políticas para prevenir esse consumo e nós apoiamos ações como essas da Semana Sobre Drogas”, disse.

Malefícios do uso de drogas

Segundo o Relatório Brasileiro sobre Drogas, no levantamento de dados em 2007, 4,3 óbitos por 100.000 habitantes no Brasil são relacionados ao uso de drogas. As taxas de mortalidade associada ao uso de drogas mostram que o álcool é associado a cerca de 90% das mortes. Assim, o álcool seria responsável pela morte de 3,9 pessoas em cada 100.000 habitantes no Brasil.

Estatísticas do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), em levantamento sobre o uso de drogas pela população privada de liberdade, aponta que: cerca de 58% das mulheres e 23% dos homens presos cumprem pena por tráfico de drogas. Em 2014 o Brasil possuía a 4ª maior população carcerária do mundo em números absolutos (INFOMPEN).

26 de junho – Dia Internacional de Combate às Drogas

A semana se realiza no período em que no dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo o mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.