6º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua

Evento também marca a reinauguração do Teatro Barracão

 

comedia_delacre.jpg

Grupo acreano Companhia Visse e Versa de Ação Cênica apresenta no Horto Florestal o espetáculo Comédia Del’Acre (Foto: divulgação)

A magia do teatro de rua vai dominar Rio Branco de 1 a 6 deste mês. Tudo isso porque o Acre está realizando o 6º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua, no Horto Florestal de Rio Branco, contando com a participação de articuladores, produtores e artistas do marcante teatro de rua de todo o Brasil, que estarão fazendo da cidade um palco para debates acerca das políticas públicas para o Teatro de Rua, Relação dos Articuladores em REDE, Sistemas Municipais, Estaduais e Nacional de Cultura, Espaços Físicos, públicos para o Teatro de Rua, além de muitas apresentações artísticas.

Junto desse grande encontro, que pretende definir novos rumos para todos os artistas e produtores do teatro de rua, também acontecem apresentações teatrais de grupos locais e convidados de outros Estados. Entre os convidados estão o Circo Teatro de Rua Off-Sina, do Rio de Janeiro, trazendo o espetáculo "Café Pequeno da Silva e Psiu", que se apresentou no Mercado Velho, no dia 1º de novembro. Já o grupo acreano Companhia Visse e Versa de Ação Cênica apresenta no Horto Florestal o espetáculo "Comédia Del’Acre", dia 3, às 18 horas. Os espetáculos são totalmente abertos ao público.

Reinauguração do Barracão

No dia 6 de novembro, o fim do 6º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatrode Rua será marcado por um acontecimento histórico, a reinauguração do Teatro Barracão. Símbolo de resistência e espaço das manifestações artístico-culturais nos anos 80, o Teatro Barracão, há mais de duas décadas em ruínas, foi revitalizado pelo Governo do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, com recursos vindos também do Ministério da Cultura.

O espaço que será transformado em Ponto de Cultura com o sub-projeto "Teatro Barracão: Resistência Cultural e Memória Popular", sendo equipado para a realização de atividades nas áreas de capoeira, dança, inclusão digital, culturas populares entre outras, fomentando a pesquisa para uma ampla qualificação cultural nas relações sociais com a comunidade. E para marcar essa grande inauguração, às 9 horas, acontece a apresentação do espetáculo "O Pequeno Circo e Outras Criaturas", da Companhia Circo Teatro Capixaba.

O espetáculo conta a história de quando após uma longa viagem, os palhaços Xein-Xein e Fifi Cheirosa chegam à cidade com seu ‘Pequeno Circo’ e apresentam o "Drama de Orfeu e Eurídice", a tragédia mitológica mais engraçada de todos os tempos. Uma comédia inspirada no drama grego de Orfeu, um grande artista que consegue encantar até os animais mais ferozes. Infelizmente o amor de sua vida, Eurídice, morre no dia de seu casamento, e Orfeu decide ir até o Mundo dos Mortos para trazê-la de volta. "O Pequeno Circo e Outras Criaturas" também será apresentado dia 4, às 19 horas, na praça do Mercado Velho Novo.

O 6º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua é uma realização da Federação de Teatro do Acre – FETAC, com o apoio cultural do Ministério da Cultura – Secretaria de Programas e Projetos Culturais – programa Cultura Viva e Mais Cultura. E conta com parceria da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – Governo do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter