40 minutos

Sangue, o líquido da sobrevivência. A preservação da vida de várias pessoas depende de uma doação que leva em média 40 minutos, então, se você tem pressa, esse não é o problema, além disso, uma bolsa de sangue equivale a 450ml, isso é equivalente a um copo grande de água. Já parou para pensar quantas pessoas poderiam ser salvas por causa desse “copo”?

Ser saudável é um privilégio de que muitos não gozam, pois há doenças hereditárias que comprometem a qualidade de vida, além de acidentes graves e violências variadas que surgem no cotidiano e atrapalham a naturalidade das coisas. Assim, é preciso dar importância à doação de sangue, ainda mais neste momento, em que diversos hemocentros estão com o estoque baixo devido à pandemia que mudou a realidade de inúmeras nações.

Neste cenário de adversidades e incertezas, alguém precisa de você. Uma única doação pode salvar até quatro vidas e dar continuidade a desejos e sonhos de muitas famílias e amigos. Ademais, diversas pessoas sentem medo de doar devido a mitos disseminados historicamente, como doar “afina” ou “engrossa” o sangue, pode provocar aumento e diminuição de peso ou  pessoas com tatuagem não devem ser doadoras, além de outros. Entretanto, essas crenças devem ser superadas, pois há regras para a doação de sangue, e elas são normatizadas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

“O Sol é novo a cada dia”. O filósofo Heráclito de Éfeso, autor da frase, entendia que o sol muda frequentemente e assim são as ideias, os astros e os seres humanos. Todos os dias o ser humano aprende e se transforma, aprendemos que Plutão foi um planeta, depois, em 2006, a União Astronômica Internacional definiu novas regras para a classificação dos planetas e Plutão perdeu o status de nono planeta do Sistema Solar. Em 2020, em meados de fevereiro se teve notícias de casos da Covid-19 no Brasil, nesse contexto, adotam-se medidas de enfrentamento contra o vírus, tais como isolamento social, uso de máscaras e mudanças de comportamento.

Assim, presente e futuro ficam comprometidos. Porque, apesar de a medicina ter alcançado um patamar tecnológico elevado, ainda não desenvolveu um líquido que fosse capaz de substituir o sangue, algo essencial para o indivíduo. Então, a solidariedade de doar um pouco de si é uma forma de demonstrar responsabilidade social e mudar a trajetória de alguém.

Diante disso, “o ser humano se faz na sociedade e é feita por ela”, como bem disse Rosane Pereira, doutora em Filosofia, Saúde e Sociedade. Em tempos de pandemia, a maioria dos sentimentos e emoções se intensificou, os indivíduos precisaram mudar hábitos comuns e de relacionamento, chegadas e partidas carregam novas simbologias. Mas se abraços e saudações com toques ficaram somente na imaginação, amor, atenção e carinho podem ser expressos por meio da doação de sangue; e o Ministério da Saúde lançou uma campanha para incentivar novas doações: “Seja solidário. Doe sangue. Doar é um ato de amor”.

Paralelamente, em Rio Branco, no mês de junho o Hemoacre lançou a campanha “Juntos salvamos vidas” para aumentar as doações. Além disso, visando agilizar e dar mais segurança no atendimento foi criado o aplicativo “Sangue Amigo”, em que o usuário pode agendar sua doação de sangue.

Danna Anute é estagiária de Comunicação na Fundação Hospitalar do Acre

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter