40 mil pessoas na primeira noite do Carnaval 2012

Nem o perigo diário de chuva e a alagação do Rio Acre impediram o riobranquese de cair na folia. Cerca de 40 mil brincantes vieram pra folia na Avenida Amadeo Barbosa no primeiro dia de carnaval, neste sábado, 18. Antes programado para acabar apenas às 5 horas, a festa agora será encerrada às 3 horas, uma medida em prol do momento difícil que mais de 3 mil acreanos passam devido a cheia do rio que corta a capital.

 

Cerca de 40 mil brincantes caíram na folia da Avenida Amadeo Barbosa no primeiro dia de Carnaval (Gleilson Miranda/Secom)

Cerca de 40 mil brincantes caíram na folia da Avenida Amadeo Barbosa no primeiro dia de Carnaval (Gleilson Miranda/Secom)

 

O governador Tião Viana esteve presente no carnaval rapidamente. Envolvido diretamente nas decisões tomadas nas áreas mais alagadas do estado, o governador lembrou que, “Eu estive presente em Santa Rosa do Purus e Assis Brasil, temos ate aldeias indígenas alagadas, mais de 12 mil imóveis foram inundados. E o carnaval esta no meio de tudo isso. Ainda assim vamos brincar, com responsabilidade e solidariedade”.

 

A noite começou de folia começou por volta das 20 horas, quando o desfile de blocos entrou na avenida. Quatro blocos compareceram na Amadeo Barbosa: Galo Folia, Muiraquitã, Tucumã e Me Pega, Me Beija. Cada um composto por pelo menos 100 pessoas, que se uniram, organizaram seus abadas, acessórios e vieram brincar e pular seguindo o trio elétrico.

 

O governador Tião Viana esteve presente no carnaval rapidamente (Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana esteve presente no carnaval rapidamente (Gleilson Miranda/Secom)

 

Logo depois foi a vez do Brunão fazer a alegria da galera. Brunão é o nome de batismo do poderoso trio elétrico que cruza a Amadeo Barbosa diversas vezes e arrasta a multidão. Muito animados os foliões pularam e brincaram ao som de Álamo Kário e Banda Kalango Louko, em seguida foi a vez de Vivi Araújo e Banda. E encerrando até às 3 horas, o som inconfundível de Carlinhos Bahia e Banda Zazueira.

Mas a festa também esta cercada de responsabilidade social. A primeira-dama Marlúcia Cândida, a frente do Acre Solidário, lembrou que o carnaval acreano acontece num momento difícil para centenas de famílias que foram atingidas pela alagação, “Temos esse ano uma campanha baseada em várias palavras acreanas, mas a palavra da vez é solidariedade”. E tentando levar mais uma ajuda para os desabrigados pela cheia, montou dois postos de coleta de doações, um em cada extremo do local da folia, na entrada pela Amadeo Barbosa e outro na entrada pela Arena da Floresta.

 

A noite começou de folia começou por volta das 20 horas, quando o desfile de blocos entrou na avenida (Gleilson Miranda/Secom)

A noite começou de folia começou por volta das 20 horas, quando o desfile de blocos entrou na avenida (Gleilson Miranda/Secom)

 

Com um esquema de segurança forte em conjunto com todas as entidades de segurança do estado, o folião  riobranquense esta pode pular e se divertir cercado de tranquilidade. Entre policias militares, civis, bombeiros, e agentes do Detran, cerca de 400 pessoas estão diariamente fazendo a segurança e garantindo a paz na Amadeo Barbosa. A Polícia Civil montou uma delegacia no local e três delegados por dia são disponibilizados para cuidar dos casos. O Corpo de Bombeiros está com equipes nas duas entradas do local da festa, além de bombeiros acompanhando todo o trajeto do trio elétrico que faz a festa dos brincantes.

Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter