35º Congresso Nacional dos Jornalistas é lançado no Acre Day, no Rio de Janeiro

Congresso Nacional de Jornalistas, que será realizado na capital acreana, em novembro, foi lançado nesta quarta-feira, 20, na Rio+20 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Congresso Nacional de Jornalistas, que será realizado na capital acreana, em novembro, foi lançado nesta quarta-feira, 20, na Rio+20 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em novembro o Acre será palco do 35º  Congresso Nacional dos Jornalistas, evento que reúne profissionais da imprensa de todo Brasil e será realizado em novembro. O evento foi lançado pelo Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) durante o Acre Day, programação do Estado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

A expectativa dos organizadores é receber cerca de 400 jornalistas do Brasil e da América Latina. “As expectativas da Fenaj são muito grandes porque vamos reunir os jornalistas brasileiros para discutir sustentabilidade em plena Amazônia. Além de divulgação, os jornalistas precisam assumir, como cidadãos, práticas de sustentabilidade no dia-a-dia. Precisamos dar exemplo”, disse Angela Marinho, diretora de Cultura e Eventos da Federação Nacional dos Jornalistas.

O tema do congresso é ‘Os desafios do Jornalismo e sua Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável’. Paralelamente ao evento acontece o V Encontro de Jornalistas de Imagem.

Suzana Blass (e), presidente do Sindicato do Jornalistas do município do Rio de Janeiro e a vice-presidente da região norte da Federação, Jane Vasconcelos, falaram sobre o Congresso  (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Suzana Blass (E), presidente do Sindicato do Jornalistas do município do Rio de Janeiro e a vice-presidente da região norte da Federação, Jane Vasconcelos, falaram sobre o Congresso  (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo Suzana Blass, presidente do Sindicato do Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e vice-presidente da Fenaj, a ideia de reunir jornalistas brasileiros para discutir meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia tem causado grandes expectativas não só na Federação, mas entre a categoria. “Qual é o papel do jornalista neste cenário de sustentabilidade? Acho que existe muito pouca informação por parte dos jornalistas, que precisam se aprofundar no tema para discuti-lo com propriedade, para saber comunicar da melhor forma”, disse.

Angela lembra que no Congresso também serão debatidas questões como violência contra os jornalistas e o piso salarial adequado. O Congresso é uma realização do Sinjac e Fenaj e conta com a parceria do governo do Estado do Acre e apoio da Assembleia Legislativa, prefeitura de Rio Branco e outras instituições públicas e privadas.

“Nós convidamos todos os jornalistas para que possam participar conosco desse momento, conhecer um pouco mais sobre a Amazônia e conhecer o Acre, um Estado que tem uma história de lutas ambientais, terra de Chico Mendes, onde o desenvolvimento sustentável já gera frutos. É importante discutirmos um tema tão atual e que é exigido de nós a cada dia, com mais profundidade”, disse a vice-presidente da Região Norte da Fenaj, Jane Vasconcelos.

O evento acontece de 7 a 11 de novembro, em Rio Branco, no Centro de Convenções Amazônia. Mais informações podem ser obtidas no site do Sinjac (www.sinjac.com.br).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter