Secretaria Estadual de Saúde prepara programação especial voltada para os servidores
O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado todos os anos com a finalidade de esclarecer a sociedade sobre o consumo do fumo. Em alusão à data, as coordenações estaduais do Tabagismo e da Vigilância Sanitária realizam atividades voltadas para os servidores da saúde na segunda-feira, 31, no pátio do prédio da Secretaria de Estado de Saúde, antigo Banacre, a partir das 8 horas.
Vários profissionais da área de saúde, nutricionistas, fisioterapeutas e odontologistas, participam da ação, que inclui esclarecimentos dos males decorridos do uso de produtos derivados do tabaco, entrega de material educativo, avaliação bucal, massagens, verificação de pressão, teste de glicemia, dentre outros.
No Estado, os representantes do combate ao vício realizam programação especial desde o dia 24 de maio com fiscalização nos estabelecimentos, bares e restaurantes com o apoio dos fiscais da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal. Também ministraram palestras na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e no Centro de Formação dos Policiais Militares.
Este ano, a mensagem da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre do Dia Mundial sem Tabaco traz em foco o tabagismo feminino: uma questão de saúde pública, com o slogan "Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!".
Cerca de 170 países membros na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) lutam contra o alto índice de consumo em relação às mulheres e meninas.
As mulheres representam cerca de 20% dos fumantes no mundo – mais de um bilhão. A prevalência de fumantes masculinos chegou ao extremo, enquanto as taxas do sexo feminino estão elevando-se descontroladamente. As mulheres são um dos principais alvos das indústrias, que visam substituir os antigos usuários que chegarão a óbito pelo novo grupo feminino.
As companhias que produzem o produto e as ações da OMS usam estratégias para controlar a epidemia. Membros da OMS criaram o Dia Mundial sem Tabaco em 1987, a fim de chamar a atenção para o grande índice de fumantes e evitar doenças que levam à morte.