Teve início na quinta-feira, 26, o 2º Simpósio de Análises Clínicas e a Semana de Biomedicina, no auditório do Centro Universitário Uninorte – Bloco E, promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O evento se estende até esta sexta-feira, 27, trazendo como tema central “Inovações e avanços na biomedicina”.
No evento houve exposição de equipamentos inovadores que auxiliam na execução das atividades dos biomédicos, apresentando em suas características eficácia e agilidade, beneficiando os profissionais na prática cotidiana de suas atividades, como também os pacientes, que recebem o resultado de alguns exames em um prazo de tempo mais curto. Além disso, laboratórios de análises clínicas da cidade de Rio Branco também estiveram presentes para a divulgação de seus serviços, que ocorrem com funcionamento 24h e coletas domiciliares.
“Esse evento foi uma parceria entre a Uninorte e a Sesacre, e teve com principal finalidade a execução de palestras, debates, atividades que vêm enriquecer o conhecimento tanto dos profissionais biomédicos que já estão no mercado quanto dos estudantes de biomedicina, pois é uma forma de trocar experiência entre os profissionais já formados e aqueles que estão em formação”, destacou a coordenadora do curso de Biomedicina da Uninorte, Anne Vasconcelos.
E acrescentou: “O trabalho do biomédico é indispensável para a saúde pública. Vai além do laboratório, impactando diretamente na vida das pessoas e na evolução da ciência e da saúde”.
Dentre os participantes que palestraram no primeiro dia do evento, esteve o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região, Dr. Márcio Cardoso, e o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, que reforçaram a importância do profissional de biomedicina para a área da saúde, e do evento para o fomento de discussões éticas, legais e científicas.
“Começamos esse projeto no ano passado e esse ano nós realizamos em parceria com a Uninorte, compreendendo que esses eventos de cunho científico beneficiam tanto os nossos profissionais do estado, como os dos laboratórios particulares e os estudantes do curso”, esclareceu a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico da Sesacre, Aglanair Pascoal.
Alunos do curso que se inscreveram e prestigiaram o evento foram contemplados com certificado de participação com a carga horária de 24 horas de curso.
“O simpósio é desenvolvido como uma forma de gerar conhecimentos e adquirir trocas entre profissionais e estudantes, beneficiando, por meio do aprendizado, todos os biomédicos e biólogos da região”, ressaltou a aluna do curso de Biomedicina, Izabelly Santos.
O Estado busca, em parceria com as instituições acadêmicas, contribuir não somente com o fomento de conhecimento científico, mas também com a aplicabilidade do conhecimento no dia a dia dos futuros profissionais da Saúde.