2ª Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos planeja novo semestre de 2024 no Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) promove a 2ª Jornada Pedagógica de 2024 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reunindo equipes gestoras, coordenadores de ensino e coordenadores pedagógicos, o evento começou na noite desta terça, 23, e se estende por dois dias. O objetivo é refletir sobre as práticas educacionais do primeiro semestre e planejar o próximo período letivo.

Jornada reúne equipes gestoras de Rio Branco. Foto: Dayana Soares/SEE

O chefe do Departamento da EJA, Jessé Dantas, explica que a modalidade funciona de maneira semestral e que jornada busca promover um espaço de reflexão para potencializar as práticas que deram certo e desenvolver estratégias para superar os desafios encontrados. “Esse momento de avaliação é crucial para preparar a acolhida dos alunos no segundo semestre, oferecendo-lhes um ambiente propício para o aprendizado”, explica. 

Jessé Dantas e equipe conduzem EJA na Secretaria de Estado de Educação. Foto: Dayana Soares/SEE

Neste primeiro momento, a jornada alcança os educadores das 26 escolas de Rio Branco que ofertam EJA. Nos próximos dias, a ação se estenderá aos demais municípios, abrangendo todas as 116 escolas que oferecem a modalidade no Acre. No semestre passado, a EJA atendeu 13.098 alunos em todo o estado. 

A gestora do Centro de Educação de Jovens e Adultos, Ana Lúcia Bertoncini, ressalta que a educação é um processo dinâmico e que, desde a implantação da Base Nacional Comum Curricular, em 2019, passa por várias transformações. “A EJA também foi contemplada com essas mudanças, então hoje se faz necessária essa capacitação, para a gente poder trazer essas novidades para a escola e aprimorar nossa prática educativa”, destaca. 

Para a gestora do Centro de Educação de Jovens e Adultos, Ana Lúcia Bertoncini, a educação é um processo dinâmico. Foto: Dayana Soares/SEE

Uma das abordagens da jornada é relacionar o trabalho das equipes gestoras com a história do Acre. Os participantes são incentivados a fazer analogias entre seu trabalho educacional e fatos históricos locais. A conexão visa promover um sentimento de pertencimento e refletir sobre o percurso formativo e as mudanças na educação.

A EJA é uma modalidade de ensino que proporciona a jovens e adultos a oportunidade de retomar e concluir seus estudos. No Acre, as matrículas continuam abertas até o dia 26 de julho. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter