A cada ano, o Ministério da Saúde intensifica ainda mais a campanha contra as doenças sexualmente transmissíveis. E no carnaval, essa campanha ganha uma dimensão ainda maior. Assim, a Secretaria de Saúde do Acre, por meio da Coordenação Estadual de DST/AIDS, trouxe para o “Carnaval Legal Que Só” a campanha contra DSTs, com o slogan “Ai Se Eu Te Pego”.
A Coordenação DST/AIDS trouxe para o carnaval acreano 15 mil camisinhas para distribuir entre os foliões durante os quatro dias de festa na Avenida. O público alvo deste ano são os jovens heterossexuais e homossexuais. Além de um estande exclusivo da coordenação, os 15 profissionais envolvidos estão realizando a distribuição dos preservativos entre os brincantes.
“Estamos aqui desde o primeiro dia fazendo a distribuição de preservativos. Esse ano o foco são os jovens, porque eles são a parcela que mais tem crescido nas estatísticas da AIDS”, conta a coordenadora Estadual de DST/Aids, Francimary Muniz. As camisinhas são de graça, produzidas na fábrica de camisinhas Natex, de Xapuri, e ninguém precisa ter vergonha de pedir as suas.
Além da distribuição de preservativos, o folião pode se informar acerca das doenças transmitidas sexualmente e receber panfletos da campanha nacional. A coordenação esse ano realizou também uma parceria com a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEP Mulheres). No estande também é possível encontrar panfletos com informações de políticas para as mulheres e aplicação da Lei Maria da Penha.