12 municípios acreanos vacinam mais de 95% das crianças contra a paralisia no 1º dia de campanha

Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, atribui bom desempenho do estado à mobilização das prefeituras com os governos estadual e federal

osvaldo_leal_foto_angela_peres_04.jpg

Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, apresentou os bons resultados do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

O secretário estadual de saúde, Osvaldo Leal, apresentou em coletiva à imprensa, o resultado do Dia D da campanha de vacinação contra a paralisia infantil no Acre, realizada no último sábado, 19. Os números mostram o bom desempenho do estado na mobilização: em um único dia, 12 municípios atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, e vacinaram mais de 95% das crianças na faixa etária de zero a cinco anos. São eles: Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves e Senador Guiomard. Em todo o Estado, a cobertura vacinal no 1º dia atingiu 53.333 crianças, um percentual de cobertura de 80,37%.

"As prefeituras que atingiram a meta no primeiro dia estão de parabéns, assim como as demais, que mostraram uma boa mobilização e que estão cumprindo as metas pactuadas com o Governo do Estado e Governo Federal", afirmou Leal, agradecendo também a colaboração da imprensa que garantiu a divulgação desta data importante para a saúde pública do Brasil.

Com os resultados obtidos, o Acre atingiu uma cobertura vacinal maior do que na primeira etapa, quando o percentual foi de 64,45%.

Pelo bom desempenho apresentado no dia D de vacinação, a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é garantir a cobertura a 100% da população vacinal até os próximos dias, assim como aconteceu na primeira etapa. "Agora as equipes estão mobilizadas na chamada busca ativa: indo nas escolas, nos bairros, identificando as crianças que por algum motivo não foram vacinadas ainda, para garantir a dose", explicou Leal.

No Acre, segundo o IBGE, são 82.753 crianças menores de 5 anos. Para a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde montou 378 postos de vacinação fixos e móveis nas zonas rural e urbana dos municípios e contou com 900 profissionais de saúde e 153 veículos de transporte fluvial e terrestre para atender a população.

Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter