No Acre, projeto Olhar Brasil valoriza a importância do acompanhamento oftalmológico nas escolas públicas
Oftalmologia é a especialidade médica à qual cabem o estudo, diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do olho e seus órgãos anexos. Foi um dos primeiros ramos da medicina a ser tratado como especialidade independente.
Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, é comemorado o dia do oftalmologista. A origem da data remonta a 1930, quando foi fundada a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo.
Anualmente, na referida data, os associados reuniam-se para uma festa com apresentação do relatório de atividades da diretoria que saia e para posse da nova que iniciava sua gestão.
Como referência oftalmológica no país, cita-se o Projeto Olhar Brasil, uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação, que tem por objetivo diminuir o percentual de evasão e repetência escolar dos alunos e trazer mais qualidade de vida para os mesmos.
Desde 2009 o Acre aderiu ao projeto que vem sendo realizado pelo Programa Saúde na Escola. No Estado, o projeto é coordenado pelo médico Rutênio Sá que afirma que já foram contemplados 12 municípios com consultas oftalmológicas e entrega de óculos.
Os profissionais da área, com dedicação clareiam as paisagens e o horizonte dos que sofrem em virtude de problemas de visão.