Trilha Chico Mendes é apresentada no penúltimo dia do Conecotur

“A Trilha Chico Mendes leva o turista a emergir na vivência dos seringueiros”, explicou Adalgisa Bandeira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“A Trilha Chico Mendes leva o turista a emergir na vivência dos seringueiros”, explicou Adalgisa Bandeira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O segundo dia do Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) e Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC) abordou, nesta quarta-feira, 13, as temáticas “Ecoturismo em unidades de conservação” e “Trilhas para o ecoturismo: manejo e possibilidades para sensibilização”.

Foram apresentados trabalhos do Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Chile. Os representantes mostraram, por meio de experiências regionais, como gerenciam o progresso turístico, com inclusão social, sem causar danos ao meio ambiente.

Adalgisa Bandeira, secretária executiva de Projeto de Turismo/Setul, apresentou a experiência do Acre: “Trilha Chico Mendes – um modelo de turismo sustentável que leva o turista a vivenciar o modo de vida dos povos da floresta”. Localizada no Seringal Cachoeira, em Xapuri, o projeto agroextrativista gera renda para a população local, que faz a extração do látex e da madeira respeitando o processo natural.

A trilha ocupa uma parte da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), que abrange Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco. Devido à biodiversidade, são áreas de conservação e se encaixam no modelo de grupo sustentável.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter