Na tarde desta terça-feira, 24, o governador Tião Viana esteve na cidade de Xapuri conversando com o prefeito Marcinho Miranda sobre as necessidades da cidade, em decorrência da cheia do Rio Acre.
Além do fornecimento de medicamentos, que já está sendo realizado, o governo entregará 300 cestas básicas às famílias, por meio da Defesa Civil, além de 110 colchões para os abrigos públicos. O governador garantiu ainda que o Estado fornecerá água potável e também solicitará reforço ao Exército Brasileiro.
Segundo a Defesa Civil, até as 20h30 de terça-feira, Xapuri possuía 62 famílias em abrigos públicos e mais de 250 em casas de amigos e parentes. Conforme medição, feita às 18 horas, o Rio Acre registrava 16,76 metros, 3,36 metros acima da cota de transbordamento.
“Aqui em Xapuri o sentimento é de dor, por ser parte da história. Os idosos nunca imaginaram ver a água chegar a mais de um metro e vinte acima do nível registrado em 2012 e ainda vai subir, pelo menos, até amanhã. A posição do governo é de solidariedade, trazendo apoio a todas as necessidades das equipes da Defesa Civil, prefeitura e saúde. Estamos buscando todos os serviços necessários para diminuir a dor e a perda dessas famílias”, disse o governador.
Para o prefeito de Xapuri, a ajuda emergencial do Estado não poderia ser melhor. “O apoio do governo neste momento é primordial. O governador veio aqui no domingo, voltou e está cumprindo o que foi prometido. Acredito que até amanhã tudo esteja encaminhado”, enfatizou Miranda.