SEPMulheres presta apoio e solidariedade a Assis Brasil e Brasileia

 

Equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres esteve no último final de semana em Brasileia (Assessoria SEPMulheres)

Equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres esteve no último final de semana em Brasileia (Assessoria SEPMulheres)

Com objetivo de prestar apoio e solidariedade às cidades atingidas pela alagação, a secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, enviou, no último sábado, 3, uma equipe para Brasileia e Assis Brasil para garantir total assistência as famílias.

“Continuamos nosso objetivo maior, que nesse momento é atender às famílias atingidas pela cheia. Não poderíamos deixar de visitar Assis Brasil e Brasileia. Estamos solidárias às prefeituras e atentas ao que elas precisarem. Nesse momento o Acre é um só, é o Acre Solidário”, afirmou Concita Maia.

 

A força da água e a cheia dos rios deixaram milhares de famílias acreanas desabrigadas. Em Brasileia a prefeita Leila Galvão decretou estado de calamidade pública em decorrência da enchente, que atingiu 95% da área urbana. Inúmeros abrigos públicos foram improvisados para acolher mulheres, homens e crianças que tiveram suas casas devastadas. Em Assis Brasil, segundo a prefeita Eliane Gadelha, as coisas já voltaram a se normalizar. Com a vazante do Rio Acre, todas as regiões de margem do manancial das duas cidades ficaram parcialmente destruídas. Comércios, residências e espaços públicos nessa área seguiram rio abaixo.

“Aqui foi mais tranqüilo se comparado a Brasileia. Já estamos quase nos recuperando totalmente. Assis Brasil nunca tinha alagado assim, foi algo inédito, nem mesmo os mais idosos tinham conhecimento de uma alagação como a deste ano”, afirmou a perfeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha. Em Brasileia, a equipe da SEPMulheres conversou com Adriana Souza da Costa, da secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social, e reafirmou o interesse em ajudar na reconstrução da cidade. Na ocasião foi discutido o redirecionamento da programação do Dia Internacional da Mulher, que será realizada para as mulheres vítimas da enchente que estão nos abrigos públicos.

“Estamos aqui para prestar nossa solidariedade e deixar a SEPMulheres à disposição de Brasileia. Contem conosco no que for preciso. Entendemos que o momento é de grande luta pela reconstrução da cidade, e nós, em nome do governador Tião Viana e da secretária Concita Maia, estamos aqui para ajudar”, disse a assessora política Rita Batista.

“A gente agradece o apoio da SEPMulheres e do governo Acre, que tem agregado muito aqui em Brasileia. Essa enchente nos pegou de surpresa, mas não estamos desamparados, e com a força e solidariedade de todos aos poucos a cidade está se reerguendo”, disse Adriana Souza da Costa. O governador Tião Viana tem sido de grande ajuda na causa dos haitianos abrigados nas cidades de fronteira que também sofreram com a cheia do rio. Preocupada em garantir o progresso das haitianas, a SEPMulheres colheu dados de vinte delas, que já se encontram em situação legal, para debater junto à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) uma maneira de inseri-las no mercado de trabalho.

“Vamos, em parceria com outras secretarias, estudar o que é possível fazer por essas mulheres. É uma situação bastante delicada e precisamos avaliar a situação para não criar falsas esperanças”, enfatizou Rita Batista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter