Secretário Nilson Mourão participa do programa Fala Secretário

Nesta terça-feira, 5, o programa Fala Secretário da TV Aldeia entrevistou o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, que falou sobre as atividades da Secretaria e respondeu várias perguntas dos telespectadores abordados nas ruas e também por telefone e internet. Os Principais pontos da entrevista foram:

Direitos Humanos

O secretário Nilson Mourão destacou as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos que funcionará também na OCA, o Centro recebe todos os tipos de denúncias de violações de Direitos Humanos e encaminha para o setor responsável na própria Sejudh. Segundo o secretário, o principal papel da Sejudh é mediar conflitos através do diálogo e encontrar uma forma de garantir justiça.

Haitianos no Acre

O secretário também respondeu perguntas sobre os gastos que o Governo do Estado teve, através da Sejudh, com o auxílio aos haitianos. Um dos telespectadores questionou a ajuda oferecida aos haitianos, enquanto o Acre também possui muitas pessoas que precisam de ajuda. Nilson Mourão respondeu que devemos sempre lembrar que antes de sermos acreanos, somos todos humanos.

De acordo com Mourão, com a chegada em massa dos haitianos ao Acre só haviam duas alternativas: “Os ignoraríamos e deixaríamos a mercê da sorte, passando fome e muitas outras dificuldades ou ofereceríamos ajuda humanitária para que conseguissem ter onde dormir, comer e se documentar, visto que o Acre era apenas uma das portas de entrada para o país. O principal objetivo dos haitianos era seguir para outros Estados em busca de trabalho e principalmente de melhoria de vida”.

Ouvidoria da Sejudh

Nilson Mourão falou também da Ouvidoria da Sejudh, setor responsável por receber as mais diversas denúncias de violações de Direitos Humanos.

Registro Civil de Nascimento

Sobre o novo Sistema Integrado de Registro Civil (Serc), o secretário falou das novidades e facilidades do novo sistema que integra as maternidades com os cartórios, garantindo a cidadania das crianças através dos serviços de emissão da Certidão de Nascimento antes mesmo das mães terem alta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter