Com o objetivo de centralizar e de facilitar o acesso a diversos serviços de ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) continua o planejamento e a realização de obras em dois centros estratégicos de Rio Branco: no antigo prédio do Mira Shopping e no Centro de Atenção à Inclusão Social (CAS), situado na Baixada do Sol.
Os planos para a instalação na área central incluem o funcionamento do Centro de Referência em Inovação e Educação, agindo como auxílio para as coordenações do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), do centro de Ensino Superior e Educação a Distância (Cedup), Apoio Educacional (Caed) e Centro de Ensino de Línguas (CEL), inaugurado no ano passado para ofertar cursos de inglês e espanhol como incentivo à melhoria profissional do jovem estudante e da comunidade em geral.
A criação desse novo Centro pretende tornar-se referencial pedagógico nas questões de disseminação educacional. “Serão desenvolvidas nesse novo espaço metodologias que combinam as novas tecnologias com o estímulo do ensino-aprendizagem, além da disponibilidade de materiais didáticos para o ensino presencial e a distância”, explicou o secretário da SEE, Daniel Zen.
Já no CAS, que passa por reforma e ampliação, serão oferecidos cursos técnicos do Instituto Federal do Acre (Ifac), cujas informações, como vagas e cursos disponíveis, deverão ser publicadas em edital único, com previsão de publicação até junho. Breno Silveira, chefe de gabinete do Planejamento e Gestão do Instituto, diz que existirão cursos técnicos para jovens que concluíram o ensino médio, profissionalizando efetivamente os jovens para o mercado de trabalho. O campus na Baixada do Sol prevê capacidade para atendimento de 1.500 pessoas.
Leia mais Centro de Referência em Inovação e Educação vai funcionar no antigo prédio do Mira Shopping |
Em atendimento à produção local, a unidade da Baixada do Sol iniciará com a oferta de cursos de Aquicultura (abordando piscicultura) e Edificações (tratando da construção civil), com a participação de quatro turmas de aproximadamente 40 alunos cada: duas pela manhã e outras duas durante a tarde.
Andamento das obras
Atendendo solicitação de pais e alunos, o novo centro vai abrigar também o anexo da Escola José Rodrigues Leite, que atualmente funciona atrás da Biblioteca Pública. A SEE pretende colocar o espaço em funcionamento no segundo semestre de 2012.