SEE lança edital do programa Bolsa Atleta 2012

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lançou nesta terça, 22, a segunda edição do programa Bolsa Atleta (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE) lançou nesta terça, 22, a segunda edição do programa Bolsa Atleta (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE) lançou nesta terça, 22, a segunda edição do programa Bolsa Atleta. O programa visa apoiar atletas que estejam em plena atividade esportiva e possuam bom desempenho em competições nas categorias estudantil, estadual, nacional e internacional. As inscrições da primeira fase de seleção começam hoje, 22, e vão até 21 de junho.

Leia mais

Segunda edição de “Nadando com Armando Nogueira” amplia inclusão de jovens

Vice-presidente do Comitê Paraolímpico participa de reunião com governador

Curso ensina entidades a captar recursos para projetos de paratletismo

Segundo o secretário Adjunto de Esportes, Mauro de Deus, este ano novos critérios foram estabelecidos, visando aprimorar a seleção. Entre eles, está a criação de um edital específico para a categoria estudantil e de outro edital contemplando as categorias de alto rendimento: estadual, nacional e internacional.

Mauro de Deus afirma ainda que o número de bolsas é proporcional ao de inscritos e que os recursos este ano são maiores, mas os critérios são mais rigorosos. “Possuímos cerca de R$ 320 mil de recursos para o fornecimento das bolsas. O Bolsa Atleta é um programa seletista, específico para resultados. Dessa forma, seremos rígidos no processo de seleção”, adverte.

Na categoria estudantil, concorrerão ao Bolsa Atleta os atletas que tenham obtido bons resultados em competições de nível estudantil em 2011 e que, consequentemente, encontram-se em fase de preparação para futuras competições. A seleção tomará por base boletins oficiais dos Jogos Escolares, Jogos Paraescolares e Jogos Universitários realizados no Acre em 2011.

O programa visa apoiar atletas que estejam em plena atividade esportiva e que possuem bom desempenho em competições nas categorias estudantil, estadual, nacional e internacional (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Programa visa apoiar atletas que estejam em plena atividade esportiva e possuam bom desempenho em competições nas categorias estudantil, estadual, nacional e internacional (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Já nas categorias estadual, nacional e internacional, poderão requerer a Bolsa os atletas que possuam reconhecidos índices e classificações em competições estaduais, nacionais ou internacionais em 2011 e sejam reconhecidos por suas entidades de administração do esporte. Esses atletas também devem se encontrar em fase de preparação para futuras competições.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Daniel Zen, o Bolsa Atleta existe para premiar aqueles que se destacam nas diversas modalidades. “O programa veio para contribuir com o treinamento dos atletas de rendimento, que possuem o talento realçado, incentivando-os a continuar obtendo resultados”, ressalta.

O Bolsa Atleta existe para premiar aqueles que se destacam nas diversas modalidades (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

O Bolsa Atleta existe para premiar aqueles que se destacam nas diversas modalidades (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Para Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), essa iniciativa deve ser parabenizada. “Eu vejo que o Bolsa Atleta ajuda muitos atletas, evitando que eles desistam por falta de incentivo, o que acontece em muitos outros Estados. Não tenho dúvidas de que o Acre possuirá um grande número de vencedores, por exemplo, nas Olimpíadas de 2016”, disse Carlos.

O ciclista Alexandre Alatrach, 18, acredita que o programa fornece uma ajuda muito grande. “Durante os treinamentos, precisamos de alimentação, de manutenção pessoal, além da reposição de peças para que possamos treinar adequadamente”, afirma.

O programa Bolsa Atleta possui uma grande importância para os atletas portadores de necessidades especiais, em diferentes modalidades. O jogador de basquete cadeirante Frank Brito, 26, declara que o projeto vai incentivar mais o esporte paraolímpico, pois fornece recursos para que os atletas possam unir o útil ao agradável.

Os formulários, editais e informações a respeito da aquisição das bolsas estão disponíveis no site www.see.ac.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter