Com o desafio de pavimentar todas as ruas desprovidas de infraestrutura, o programa Ruas do Povo em menos de dois anos de execução já beneficia os 22 municípios do Acre.
As obras que contemplam pavimentação de ruas, rede de drenagem e ampliação da rede de água estão mexendo não só na infraestrutura dos municípios do Acre, mas principalmente com a vida de cada família beneficiada.
Os municípios do Vale do Juruá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves se preparam para receber, no próximo mês, um pacote de obras com mais de 190 ruas pavimentadas. Os recursos garantidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) são de 49 milhões para esse lote de obras. O objetivo é concluir 100% das obras nesses municípios até o final do ano.
O cronograma de obras do Ruas do Povo segue com celeridade nos três municípios, para que o bom tempo do verão amazônico seja aproveitado. “O final das chuvas nos possibilita um ritmo maior com relação à obra, principalmente pela movimentação de terra e terraplanagem. O primeiro trecho com asfalto já foi finalizado. Esse cronograma será obedecido para que até o final do mês de setembro a gente esteja com todas as ruas prontas”, disse o diretor presidente, Gildo César.
A movimentação de trabalhadores e máquinas espalhadas por todos os municípios desperta atenção e alegra os moradores, em especial os mais antigos que não perderam a esperança de receber melhorias do poder público.
Gildo César explica que “em julho o Ruas do Povo terá um princípio evolutivo, nas entregas das obras. Novas ruas serão entregues, algumas ruas estarão em evolução de obras e outras recebendo pela primeira vez o benefício de máquinas. Nosso cronograma segue até o final do ano, para que depois possamos dar sequência ao esgotamento sanitário”.
Para o Prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Emilson, conhecido popularmente por Burica, a grandiosidade do Ruas do Povo é oriunda do trabalho exercido entre governo e prefeitura. “A prefeitura sozinha não tem condições de realizar tantas melhorias, mas com apoio do Governo podemos trabalhar muito e mostrar os resultados. Tenho orgulho de ser o primeiro a receber e entregar as obras do Ruas do Povo aqui em Rodrigues Alves. Agradeço ao governador Tião Viana e admiro todo seu empenho e compromisso em concluir, este ano, 100% das ruas pavimentadas”.
O povo faz a história
Devido à dedicação de uma equipe de governo que trabalha para servir o povo, Cruzeiro do Sul, comemora, após a abertura da BR-364, mais conquistas com o Ruas do Povo. “Moro aqui há 22 anos e eu estou muito satisfeita com o governador Tião Viana por ter feito a nossa bela estrada e agora a nossa rua, essa rua foi mandada por Deus. No inverno era uma lama horrível, agora tá muito bonito”, disse Maria Sebastiana Batista, moradora do bairro Aeroporto Velho, Cruzeiro do Sul.
Em Rodrigues Alves, Júlio Mendonça, comentou que “esses benefícios eram esperados com a vitória de Tião, mas ainda tinha gente que duvidava e hoje está surpreso ao ver um varadouro se transformar em rua”.
As benfeitorias que desenvolvem ainda mais o município de Mâncio Lima satisfazem a mãe de família Kaila Vasconcelos. “Está ficando maravilhoso. Não gosto nem de lembrar que no inverno a gente ficava presa em casa. Hoje é diferente podemos sair a hora que quiser. Eu nunca tinha visto uma obra tão grande aqui”.
Valorização imobiliária – Com cara de avenida as ruas pavimentadas de Mâncio Lima estão valorizando os imóveis dos bairros. Kaila Vasconcelos, moradora da Rua Domingos Ferreira, contou que quem estava querendo vender sua casa mudou de ideia. “Tem um monte de gente procurando casa pra morar aqui, meu vizinho tinha colocado uma placa de vende-se e quando viu que as máquinas estavam trabalhando de verdade nas ruas ele tirou na hora”, revelou.
A força do trabalho
O ritmo acelerado do Ruas do Povo no Juruá dá-se a abertura da BR-364 que facilitou o transporte de insumos trazidos de Rio Branco e de outros Estados do Brasil. Por vezes, devido a intensa demanda, insumos como asfalto ainda chegam por meio do transporte fluvial.
Em Cruzeiro do Sul, uma grande estrutura com maquinário e trabalhadores impulsionam as obras. Cerca de 200 equipamentos estão sendo utilizados pela Colorado e 50 pelo Consórcio Acre, empresas responsáveis pelasobras.
Vale lembrar que o Ruas do Povo aquece a economia de cada região contemplada. Cerca de 95% dos trabalhadores das obras dos municípios são moradores. A escolha pela mão de obra local gera emprego e renda para vários pais de família que estavam ociosos.
Saneamento para o interior do Estado
De acordo com o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, em agosto o governador vai anunciar o Saneacre, um programa que garante o sistema de esgotamento sanitário completo para os municípios do Acre. “Com saneamento integrado investimos diretamente na qualidade de vida das pessoas com mais saúde e condições dignas de moradia”, concluiu.