Rede de Proteção Sócio Assistencial é o tema do programa Dois Dedos e Prosa com o Governador

Binho Marques fala sobre a importante parceria firmada entre o Governo do Estado e as instituições sociais que prestam atendimento às famílias acreanas

convenios_foto_sergio_vale_20.jpg

Evento realizado no Teatro Plácido de Castro consolidou parceria entre Governo do Estado e entidades sociais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No último dia 10 de outubro, o Governo do Estado reuniu 24 entidades da sociedade civil que atuam no Acre para firmar convênios que somam mais de R$ 1,3 milhão. São organizações diversas que prestam serviços sociais, tais como o Lar dos Vicentinos, a Fundação Betel, Pastoral Carcerária de Cruzeiro do Sul, Arco-Íris e Jovens com uma Missão. A parceria com o Governo do Estado foi o tema da entrevista desta segunda-feira, 19, no programa de rádio Dois Dedos de Prosa com o Governador.

Binho Marques avaliou como emocionante o evento realizado no Teatro Plácido de Castro. "No Estado do Acre tem muita gente trabalhando com dedicação e com amor para atender as pessoas que vivem hoje com alguma dificuldade, que são dependentes de drogas ou de álcool, famílias que têm alguém dentro de casa uma deficiência física grave, pessoas que convivem com muita violência, enfim. A gente pensa que não, mas existe hoje uma rede de proteção formada por pessoas voluntárias", afirmou Marques.

No Acre, o Governo do Estado identificou 180 entidades que realizam trabalhos sociais. Os convênios firmados consolidam a construção de uma Rede de Proteção Sócio Assistencial que permite uma interação entre essas organizações. "Ao encaminhar um membro dessa família para uma entidade que faz, por exemplo, recuperação de dependentes químicos, nós não podemos simplesmente transferir um problema para essa entidade, e por isso o Governo está fazendo convênios para fortalecer essas organizações e garantir recurso suficiente para que ela faça o trabalho com qualidade, então, essa Rede de Proteção Social, vem para que nós possamos fechar todo um trabalho que é realizado pela nossa Secretaria de Defesa Social", avaliou Binho, ressaltando que uma das vantagens das instituições sociais é que elas atuam diretamente na comunidade e, portanto, são fundamentais no processo de mobilização e conscientização das famílias.

Somente na parceria firmada no Teatrão, o Governo do Estado doou 18 veículos e garantiu recursos para compra de equipamentos de informática, mobiliários e ainda para reforma de prédios.

"O governo tem sim que apoiar e fortalecer essas entidades", disse o governador, garantindo que haverá fiscalização e apoio técnico e jurídico para aplicação dos recursos repassados. "São entidades sérias, são pessoas extremamente dedicadas, mas, por outro lado, como é um recurso público, nós temos uma controladoria estadual que faz uma fiscalização desses recursos".

Ouça aqui o programa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter