Primeira etapa da campanha contra aftosa começa em maio

Começa no mês de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa (Foto: Arquivo Secom)

Começa no mês de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa (Foto: Arquivo Secom)

Começa no mês de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa. E neste ano o Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf) pleiteou junto ao Ministério da Agricultura a possibilidade de que nos municípios acreanos que não fazem fronteira com a Bolívia somente os animais com menos de dois anos possam ser vacinados nesta primeira etapa da campanha. Os animais com mais de dois anos serão vacinados no mês de novembro, mês da segunda fase da imunização.

Já nas propriedades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia todo o rebanho, independentemente da idade dos animais, deverá ser imunizado nas duas fases da campanha – maio e novembro. A meta para esta etapa da campanha é a vacinação de 1,5 milhão de animais.

“Essa ação irá garantir que os produtores possam economizar em torno de um milhão de reais. Sem causar prejuízo ao rebanho e ao status de zona livre de aftosa com vacinação que o Acre possui. Os animais com mais de dois já foram vacinados pelos menos outras quatros vezes, o que garante maior imunidade”, destacou o diretor-presidente do Idaf Luiz Augusto Ribeiro do Valle. O diretor ressaltou ainda que os recursos economizados poderão ser utilizados no aumento do rebanho, no melhoramento genético, ou mesmo em outras atividades da propriedade.

No ano passado o Idaf ampliou as ações de visita às propriedades, de fiscalização, georeferenciamento das propriedades e na regularização do cadastro, o que permitiu esse avanço apontado pelo diretor do instituto. O próximo passo será estender o beneficio aos demais produtores, e para isso o Ministério da Agricultura irá realizar uma auditoria no Acre e verificar a possibilidade de realizar somente uma etapa da campanha da vacinação já em 2013.

Leia mais

Governo do Estado assina Termo de Cooperação Técnica com Secretaria de Agricultura da Bahia

1ª oficina de Pecuária Leiteira Sustentável do Acre

Idaf fiscaliza trânsito de animais e de carne em Cruzeiro do Sul

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter