As secretarias Estadual e Municipal de Saúde estão com postos de atendimento no Parque de Exposição durante toda a Expoacre. Vários serviços estão sendo oferecidos ao público que se dispõem a fazer ou necessitam de um atendimento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está com uma equipe de 12 profissionais entre enfermeiros, auxiliares e um médico clínico geral. Eles atendem diariamente e contam com o apoio de uma ambulância para casos de maior complexidade. “Temos um consultório com estrutura bem equipada para dar suporte em casos como um ataque cardíaco ou um simples corte que a pessoas venham a sofrer”, explicou o enfermeiro José Pinheiro.
Segundo Pinheiro, o Samu realiza cerca de 15 procedimentos diários durante a Expoacre, e os casos mais comuns são: desmaios, intoxicação por bebida alcoólica ou alimento. “Nos quadros clínicos com maior complexidade o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro, o que ainda não ocorreu até agora”, enfatizou o enfermeiro.
A secretaria municipal de Saúde está com uma equipe orientando a população sobres as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSts), realizando testes rápidos de HIV e hepatites e distribuindo preservativos.
Segundo Maria do Socorro, técnica de Educação em Saúde, “o objetivo de estarmos no Parque de Exposição é para alertar as pessoas das formas de prevenção das DSts e estimular os visitantes a fazerem o teste rápido de hepatite, além de aferição de pressão para posteriormente tomarem a vacina para imunizar-se de febre amarela, tétano e hepatite B”.