Na última semana foi realizado o encerramento do Curso Descentralizado de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
O curso, cuja duração foi de oito meses, é uma parceria entre a Sesacre, por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e o Ministério da Saúde, que firmou um convênio com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz. O convênio disponibilizou 35 vagas aos servidores da saúde de todo o Estado.
Segundo a coordenadora pedagógica da Fiocruz, Tereza Cristina Guimarães, o objetivo principal do curso é a formação de gestores para atuar no campo de gestão do trabalho e educação voltados à área da saúde. “A qualificação do profissional é muito importante porque contribui para o sistema de saúde, além de oferecer o melhor à população”, declarou.
À solenidade estavam presentes o secretário adjunto de Atenção a Saúde, Amsterdam Sandres, a coordenadora do curso, Ana Flavia da Costa Nobre, a coordenadora pedagógica da Fiocruz, Tereza Cristina Guimaraes, e o secretário executivo do (Cosems), Wellington Melo.
Na ocasião, o secretário adjunto afirmou que a qualificação pode ser vista como uma resposta
positiva para a sociedade, considerando os trabalhos realizados pela Sesacre. Ele também disse que a partir desse momento os profissionais terão mais responsabilidades e comprometimento com o seu público, e aproveitou para parabenizar a equipe por mais uma etapa conquistada.
Segundo a coordenadora do curso, as metas foram cumpridas, os profissionais foram capacitados e o Acre está no caminho certo quanto aos investimentos voltados à melhoria da qualidade dos profissionais. “Tivemos um bom resultado, e quero agradecer o empenho de todos”, concluiu Ana Flávia.
Para a servidora Taísa Pussi, o curso foi uma ótima maneira de o Estado reconhecer e contribuir com seus servidores. “Agora o Estado pode contar com gestores especialistas em gestão e educação na saúde. A qualificação desses gestores será de grande importância para o aprimoramento de suas funções”, afirmou.