Tenda bolha é montada na praça da Biblioteca Pública
Quem passa pelo Centro de Rio branco, fica surpreso e curioso com o diferente cenário que encontra. Dezenas de pequenas barracas são montadas na praça da Revolução para receber a Bienal da Floresta do Livro e da Leitura, que começa nessa sexta-feira e vai até 7 de junho. Uma surpresa ainda maior está na Praça em frente à Biblioteca Pública Estadual, onde uma gigantesca Tenda Bolha foi erguida para ser o setor multimídia da Bienal.
Na noite dessa segunda-feira, 25, o caminhão de transporte das barracas e da bolha descarregou os materiais em frente ao quartel da Polícia Militar. O trabalho de montagem começou a noite mesmo, atravessando a madrugada. André Vale, técnico responsável, falou que a tenda bolha, com mais de 6 metros de altura, foi o mais difícil de se montar, "Ela é complicada de se levantar, além de existirem poucas na região norte", informou.
A estimativa é que até o fim dessa terça-feira, 26, todas as tendas já estejam montadas. Com elas prontas, será a hora de organizar a instalação elétrica. À noite, será levantado o portal de entrada da Bienal da Floresta, uma super estrutura que servirá de portão para todos os visitantes. Uma equipe de mais de 20 homens trabalham para que toda a estrutura esteja pronta o mais rápido possível.
Também é na tarde dessa terça-feira que será decidido onde serão montados os palcos para as apresentações musicais. Um deles está programado para ficar no anfiteatro localizado na própria Praça da Revolução, onde durante todos os dias da Bienal acontecerão apresentações musicais às 19 horas.
Mobilização da Educação
A Secretária Estadual e a Secretaria Municipal de Educação organizaram-se para levar os alunos das escolas públicas estaduais e municipais para a Bienal. As visitas das escolas estão agendadas para a parte da manhã, onde a Bienal estará aberta a visitação das 9 horas às 11h30. A tarde, o evento irá das 16 às 22 horas.
A Secretaria Estadual de Educação articulou-se com 10 escolas de 5ª a 8ª série e Ensino Médio da rede pública estadual, oferecendo transporte para que os alunos possam visitar a feira. Já a Secretaria Municipal de Educação prepara-se para levar alunos do Ensino Infantil e 1ª a 4ª série. Os alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos, E.J.A. também estão sendo mobilizados para participar da Bienal.