Vice-governador César Messias faz a entrega das obras de revitalização deste espaço que valoriza a cultura no Juruá
Não podia ter sido mais acertada a escolha do artista Zé Geraldo para fazer o show da reinauguração do Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul. Ficou provado que o cantor tem um fã clube impressionante na cidade. O público cantou junto seus maiores sucessos e apreciou as novas composições do CD recém-lançado ‘Catadô de Bromélias’, preparado para comemorar os 30 anos de carreira. Insistentemente pedida durante a apresentação o sucesso que lançou o cantor em nível nacional há 30 anos ‘Cidadão’, foi acompanhada verso por verso e no fim da apresentação ainda teve que ser bisada. Outros sucessos como ‘Milho aos pombos’ e ‘Senhorita’ também empolgaram a plateia que lotou o teatro, todas as cadeiras, as escadarias e a parte de trás.
O presidente da Fundação Elias Mansur (FEM) Daniel Zen considerou a reforma realizada pelo Governo do Estado como um ato de devolução de um bem artístico à comunidade. Segundo ele, o Teatro dos Náuas é o segundo maior do Estado, e deverá abrigar espetáculos à altura do padrão construído. Ele contou que foram investidos na estrutura R$ 500 mil e outros R$ 300 mil em equipamentos. Segundo ele, o governo está assim garantido um direito da população que é o acesso aos bens culturais.
O vice-governador César Messias, que fez a entrega oficial do teatro, disse que a reinauguração do Teatro está dentro do pacote de ações e obras entregues pelo Governo do Estado em comemoração aos 106 anos da assinatura do Tratado de Petrópolis.
Representando o prefeito Wagner Sales esteve presente o vereador Gilvan Freitas, presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em exercício. Ele agradeceu ao governo do Estado pela obra. "Cruzeiro do Sul só tem a ganhar com isso", disse.
O prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha, lembrou que o teatro além de abrigar as artes também tem sido espaço para grandes reuniões e debates importantes. Para ele, o novo teatro é motivo para aumentar a autoestima dos habitantes do Vale do Juruá.
O deputado Edvaldo Magalhães, presidente da Assembléia Legislativa do Acre, pediu uma salva de palmas para dona Beatriz Cameli, esposa do ex-governador Orleir Cameli, presente ao espetáculo. Ele disse que Beatriz foi uma das mais incansáveis incentivadoras para que fosse construído o Teatro dos Náuas. Para o deputado o Juruá, devido ao isolamento histórico, acabou se tornando um povo singular, de onde surgiram muitos artistas. "Nós nos superamos. Nossa região está cheia de talentos e um espaço como esse nos valoriza ainda mais", disse.
Zé Geraldo: O país melhorou
Em entrevista coletiva após o show, Zé Geraldo disse que fica emocionado toda vez que vai cantar, especialmente num espaço novo e tão significativo. "É o segundo teatro que eu inauguro, o outro foi no Espírito Santo, muitos anos atrás. Fico muito feliz de participar deste evento tão importante para a cidade e faço votos que a região possa usufruir bastante desta casa de cultura".
Ele se diz um cara feliz porque em toda parte que vai recebe manifestações de carinho por parte do público. "Fico feliz de voltar aqui. A gente fica muitos anos sem voltar à região e quando volta vê que os versos ainda estão vivos, sendo cantados por todos".
Questionado sobre a situação atual do país, se melhorou nesses seus 30 anos de mensagens, ele disse: "A gente tem que acreditar sempre que o amanhã vai ser melhor. Nós já tivemos momentos muito difíceis nesse país. Acho que o país está caminhando a passos seguros e hoje é melhor para se viver, porque eu vivi 30 anos de ditadura, não gostei. Acho que nosso país deixou de ser o país do futuro para ser o país do agora, do hoje. Eu acho que a gente tem que ter o pé no chão mesmo. Nós ainda somos caipiras e temos que ter orgulho disso", relatou.
Aplausos ao teatro e ao show
O público que participou do show de reinauguração foi unânime em elogiar tanto o teatro quanto o show do Zé Geraldo.Para o diretor da Rádio Verdes Florestas, José Graci, a obra foi um presente do Governo do Estado ao povo do Juruá.
"A inauguração do teatro vem engrandecer a cultura do município e da região do Juruá, essa região que tem uma cultura tão bonita. E para melhorar ainda mais veio o grande Zé Geraldo, com este show bonito, com músicas que marcaram época para toda a juventude naquele período crítico da história desse país. Muitos sonhos da juventude foram embalados com as músicas do Zé Geraldo", disse emocionado com a bonita festa de entrega do Teatro.