Após seis anos, quando coqueiros atingem a plena capacidade de produção, a renda que geram a cada hectare é de R$ 12 mil. Um negócio e tanto para os produtores familiares acreanos que estão recebendo do governo do Estado mudas suficientes para plantar de um a cinco hectares em suas propriedades. Nesta sexta-feira, 5, o segundo lote com mudas seguiu para a região do Juruá. São 35 mil unidades vindas da cidade de Souza, na Paraíba, classificada como a produtora da melhor água de coco do Brasil.
O carregamento com as mudas deve ser entregue para os produtores na próxima quarta-feira, 10, e, segundo o secretário de Produção, Lourival Marques, será feito o plantio com o adubo também fornecido pelo governo. “O solo já foi recuperado com o calcário, distribuído para duas mil famílias, e agora o adubo vai garantir o bom desenvolvimento das mudas, que passam a ser produtivas já no terceiro ano, mas só atingem a plena produção seis anos depois”, explicou.
Já foram entregues trinta mil mudas de coco. Até o fim de 2014 serão 120 mil mudas. Os produtores foram selecionados com o auxílio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, região propícia para o plantio da espécie.