Por determinação do Governo do Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue com celeridade para a segunda fase de obras do Ruas do Povo nos municípios do Alto Acre e Capixaba.
Com a chegada do verão as obras continuam sem interrupções nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. O diretor-presidente do Depasa, Gildo César, e o diretor de pavimentação, Marcos Lourenço, se reuniram com os prefeitos e equipes de obras de cada município para inspecionar a qualidade dos serviços realizados e junto com a comunidade ter o conhecimento das principais necessidades, considerando a particularidade de cada região. A cada semana a equipe técnica do Depasa estará em uma regional do Acre para alavancar o funcionamento dos trabalhos.
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Cerca de R$ 7 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) estão sendo investidos na etapa final de obras do Ruas do Povo. Os recursos foram garantidos pelo governador Tião Viana. “Não são todos os Estados que estão conseguindo aprovar essas linhas de créditos, graças à força do nosso governador os recursos estão garantidos e já estamos preparando as licitações para rede de esgoto, no mês de junho, o que consolida definitivamente esse processo de urbanização, não só na região do Alto Acre, mas também na região do Tarauacá/Envira e Vale do Juruá”, explicou Gildo César.
Em ritmo de comemoração pelos 36 anos de emancipação política, Assis Brasil promete ser um dos primeiros municípios a ter suas ruas completamente pavimentadas. Com intuito de não atrasar as obras, devido as necessidades de insumos, a empresa encarregada pela obra de Assis Brasil, Incra Construções, optou por criar em seu próprio canteiro de obras uma pequena fábrica para a produzir tubos de concreto, destinados à rede de drenagem. Os serviços não param e a implantação da pequena fábrica, que produz em média 80 tubos de concreto por dia, gerou mais oportunidades de empregos para os trabalhadores de Assis Brasil que totalizam 80% de toda equipe operacional. Até junho a equipe do Ruas do Povo garante ter novas ruas para inaugurar no município.
“É uma grande honra para mim, receber todo esse apoio do Governo. O governador esteve na cidade para realizar atividades muito importantes para o povo de Assis Brasil, que inclusive casam com o Ruas do Povo, como o termo de cooperação que regulariza as terras do município. Os moradores, além de uma rua bonita, poderão fazer um financiamento para melhorar sua moradia e ter mais qualidade de vida. É uma grande felicidade para mim”, comemorou a prefeita Eliane Gadelha.
O sonho compartilhado entre a moradora do Bairro Dois, conhecido também por Cidade Nova, Maria José, e demais moradores está prestes a ser realizado. Com as máquinas trabalhando na abertura das Ruas do Bairro Dois os moradores concretizam o sonho de ter suas ruas todas pavimentadas para investir na abertura de pequenos empreendimentos. “Aqui era uma fazendinha, agora já tá ganhando a forma de um bairro. Eu não vejo a hora de ver tudo pavimentado para abrir meu restaurante. Meus vizinhos também pensam em abrir uma panificadora e um açougue. Vai ser muito bom”, afirma Maria José.
Após 20 dias do lançamento da segunda fase do Ruas do Povo em Brasileia, que contempla 126 Ruas, com 30 quilômetros de extensão, o diretor-presidente do Depasa reuniu-se com a prefeita Leila Galvão para definir uma data para a entrega das primeiras 13 Ruas. “Estamos aproveitando o verão para executar todos os serviços com qualidade, porque nós queremos o melhor para os moradores. Esses investimentos já têm melhorado a condição social, a condição de acesso para os moradores de Brasileia”, assegurou a prefeita.
A etapa final no município está sendo um desafio tanto para a equipe do governo, quanto para a equipe da prefeitura. “Brasileia passou por um momento muito delicado, o nosso maior desafio é fazer com que esses investimentos em infraestrutura possam valorizar a cidade e resgatar a autoestima das pessoas”, comenta Gildo César, lembrando que “além do contentamento com o bom andamento das obras, é bom saber que os moradores estão realizados e contemplados com todo investimento do governo e da prefeitura, com ruas pavimentadas, rede de drenagem, rede de água e sinalização de trânsito, consolidando esse programa social tão importante para as pessoas que vivem em ruas que nunca receberam nenhum benefício”.
Em Epitaciolândia serão pavimentadas 119 ruas. O morador do Bairro Vitória, Isaias Dias, que hoje se locomove com o auxílio de muletas, por conta de um acidente que sofreu, contou que a ausência de pavimento o fazia sofrer mais, porque a sacola que todos os moradores calçavam os pés para sair de casa, para ele não ajudava por conta da dificuldade em manipular as muletas. “Eu saia pedindo ajuda, muitas vezes já caí, graças a Deus nunca aconteceu nada grave, hoje já tá bom, porque eles tiraram aquela lama grudenta que tinha. Eu não vejo a hora de ficar tudo pronto”, falou Isaias.
Em uma das ruas principais da Vila Vitória, em Epitaciolândia, mora Francisca da Silva. Em frente à propriedade da família se destaca uma placa com o anúncio de vende-se, mas ao perguntar sobre a venda do imóvel a moradora diz com propriedade que “essa casa não está mais para a venda, a placa só continua aí porque ainda não tive tempo de tirar”. O motivo da desistência da venda ela deixa claro: “Eu quis vender porque não aguentava mais sofrer com tanta lama, agora que eu sei que a minha rua será pavimentada eu não vendo mais. Eu quero a minha casinha, na minha rua, no bairro que eu sempre vivi e gosto”.
Em Xapuri 60 ruas serão pavimentadas nos bairros: Laranjal, Braga Sobrinho, Aeroporto, Sibéria, Constantino Melo Sarkis, Raimundo Hermínio de Melo, Pantanal, Cageacre e Centro. Em Capixaba estão sendo executadas 30 ruas, com 9 quilômetros de extensão. Planejado e executado sem interrupções, o Ruas do Povo percorre com as obras de infraestrutura todas as regionais do Acre.
O Ruas do Povo tem um grande caráter social, além de melhorar a trafegabilidade em dias chuvosos, por onde passa renova as esperanças de melhorias dos moradores de diferentes municípios que não acreditavam mais que suas ruas um dia pudessem ter condições dignas de acesso.