Governo lança projeto “Escola Verde – Arte e Meio Ambiente” na Clínio Brandão

Além de um pequeno bosque a escola mantém horta e faz coleta seletiva (Foto: Gleilson Miranda)
Além de um pequeno bosque a escola mantém horta e faz coleta seletiva (Foto: Gleilson Miranda)

Além de um pequeno bosque, a escola mantém horta e faz coleta seletiva (Foto: Gleilson Miranda)

A Escola Estadual Clínio Brandão já é bem conhecida por adotar posturas inovadoras no contexto da educação pública acreana. Além de estar acostumada a receber e tratar de forma inclusiva crianças com necessidades especiais, a escola também se esmera em projetos e atividades que levam a sério a arte, a cultura e o meio ambiente, disponibilizando aos alunos modernas ferramentas pedagógicas de abordagem construtivista.

Possuindo um pequeno bosque em suas dependências, ela também está cercada de mangueiras centenárias que chamaram a atenção do governador Tião Viana, que sugeriu à direção da escola uma ação pela manutenção das mesmas.

O governo, através da Secretaria de Educação, da Secretaria de Meio Ambiente e de uma parceria com o Shopping Via Verde, lançou neste dia 6 de junho o projeto “Escola Verde – Arte e Meio Ambiente”, com a finalidade de dar apoio aos projetos de sustentabilidade e educação ambiental da escola.

Estavam presentes ao lançamento do projeto os secretários de Educação, Daniel Zen, Meio Ambiente, Edegard de Deus, e Esportes, Mauro de Deus, representantes do Shopping Via Verde, direção e alunos da escola.

Segundo Daniel Zen, “a Escola Clínio Brandão já se destaca pelo seu trabalho com a educação especial e por estar voltada à educação ambiental, ressaltando aos seus alunos que é possível crescer sem desmatar e desenvolver a economia sem causar danos ao meio ambiente, ensinando aos mesmos também os cuidados básicos com a nossa própria casa, escola e cidade. A Secretaria de Educação concluiu recentemente o Curso de Escolas Sustentáveis, formando mais de duzentos instrutores que atuam nesta perspectiva de desenvolver projetos importantes de Educação Ambiental, levando às demais escolas da Rede Pública muito do que já está sendo feito aqui”.

Ismênia Marques da Silva, diretora da Clínio Brandão, está aproveitando a recém formada parceria para incrementar ainda mais as atividades de sua escola. Ela pretende montar um “barracão” de arte e cultura para promover atividades com estas finalidades, além de elaborar ações positivas que beneficiem a comunidade. A primeira-dama do Estado do Acre, Marlúcia Cândida, gostou tanto da ideia, que tomou para si a responsabilidade de elaborar o projeto arquitetônico do Barracão da Alegria, como será chamado.

Para Edegard de Deus, o Termo de Cooperação assinado entre as secretarias e o Shopping Via Verde, vem para ajudar a escola a dar saltos qualitativos ainda maiores. “Podemos pensar globalmente, mas devemos agir em nosso entorno, localmente. A ideia é reforçar ainda mais o propósito desta ser uma escola verde, comprometida não apenas com os princípios, mas com a prática da sustentabilidade”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter