Para que a pavimentação deixe de ser apenas um sonho, torne-se realidade e proporcione o escoamento da produção daquela região da capital, serão investidos mais R$ 1,5 milhão. Joselito conta que o projeto para asfaltar os 10,7 quilômetros do ramal começou em abril deste ano, quando foi defendida essa prioridade pelo governador Tião.
“E viemos aqui para garantir para a comunidade que em junho já vamos iniciar as obras”, revelou Joselito Nóbrega.
Educação para todos
Na área da Educação uma parceria entre Governo e prefeitura de Rio Branco vai possibilitar que crianças com idades de quatro e cinco anos possam iniciar seus estudos próximos às suas casas, por meio da implantação do programa Asinhas da Florestania.
Porém, os investimentos educacionais não param por aí. O secretário de Educação, Daniel Zen, contou que para atender toda a demanda dos moradores do Barro Vermelho foi preciso transferir o gabinete da Secretaria de Educação (SEE) para a comunidade. Com apoio de sua equipe, Daniel Zen participou de reuniões no local e os pontos principais puderam ser definidos.
E, atendendo as reivindicações dos moradores e da associação do Barro Vermelho, o secretário Daniel Zen anunciou que além do programa Asinhas da Florestania os moradores receberão outros benefícios como a construção de um alojamento para que os professores possam dormir, tendo em vista que os educadores que trabalham na região dormem durante a semana no local e somente no final de semana retornam para suas casas.
Além disso, será ampliada a escola local, também haverá a abertura de um anexo para alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Outra necessidade das famílias do Barro Vermelho que foi diagnosticada nas reuniões foi a implantação de um curso alfabetização para adultos. Por isso, será iniciada na comunidade uma turma do programa Povo Alfabetizado, que deve atender 19 alunos.
“A comunidade teve a paciência e sapiência de construir essas ações em conjunto, e , eu queria muito agradecer isso”, destacou Daniel Zen.
Mais produção e desenvolvimento
Lourival Marques, responsável pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), revelou que sua pasta vai investir em 70 taques de piscicultura na região. Também serão desenvolvidos trabalhos na área de mecanização agrícola.
“Vamos começar com os 70 tanques para piscicultura e 300 hectares de mecanização. Assim, a gente vai produzir não só o peixe, mas também verduras, macaxeira, milho, arroz, feijão e vamos poder entregar esses produtos na Central de Abastecimento (Ceasa)”, contou Marques.
Comunidade esperançosa
O produtor Gildo Pacheco de Farias diz que os investimentos vão transformar muito a sua realidade. “Essa estrada que estão fazendo será muito especial para nós. Esses investimentos são bom demais. Agora nós vamos melhorar em tudo. A nossa comunidade será mais valorizada. Isso é uma benção, é maravilhoso”, completou o produtor.
A presidente da Associação do Ramal Barro Vermelho, Ineir Cabral, disse que com a comunidade tendo estrada, educação, saúde, com a chegada dos investimentos do governo a situação muda.
“Antes nossa situação aqui era muito difícil. Até para produzir muitas vezes era difícil pela falta de um ramal bom. Com a chegada da estrada as coisas vão melhorar 100%. Só temos que agradecer ao governador Tião, ao prefeito Angelim e ao senador Jorge por nos ajudar a realizar um sonho de nossa comunidade”, disse a presidente da associação.
Jorge Viana diz que ações são conquista dos trabalhadores
O senador Jorge Viana iniciou seu pronunciamento ao povo do Barro Vermelho agradecendo por ter mais um sábado na vida. Jorge Viana disse que acreditava que cada um que estava presente ao ato voltaria para casa melhor do que quando chegou à solenidade.
Na opinião do senador acreano é com ações que contemplam o povo mais humilde e trabalhador que o governo melhora o Acre e a vida das comunidades.
Jorge Viana lembrou a época em que exerceu o mandato de prefeito da capital e iniciou os investimentos naquela região que antes era isolada da cidade. Depois, falou do trabalho executado nos oito anos que exerceu mandato de governador e pode ampliar os investimentos. O senador disse que estava feliz em ver que a comunidade agora celebra novas conquistas.
Contudo, Viana pondera que a evolução e os avanços na comunidade chegaram graças a gestões que respeitam o povo.
“O Acre tem dado certo, tem melhorado, está andando para frente. Mas, é só a gente errar a mão, é só gente botar as pessoas erradas, no lugar errado. Juntar o errado com o errado que a gente vai ver nosso Acre andando para trás de novo”, observou o senador.
O prefeito Angelim revelou que se sente honrado por ter tido a sorte de durante seu mandato ter ao seu lado por dois anos Jorge Viana ainda no período que o senador exerceu mandato de governador, depois trabalhou por quatro anos ao lado de Binho Marques.
“Agora encerro meu mandato tendo ao meu lado, me ajudando, o governador Tião Viana. Isso é uma benção”, afirmou Angelim.
Deputados apoiam investimentos
O deputado Moisés Diniz, líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), lembrou das palavras bíblicas em seu discurso para exemplificar a importância do ato na comunidade.
“Jesus dizia que quando dois ou mais se reúnem em seu nome, ele está presente. E, essa ação do Tião num sábado de sol forte, quando ele poderia estar descansando em casa, com certeza é uma ação em nome de Jesus, e ele está sentado aqui. O jeito do Tião e do governo dele é esse, é perto do povo. Tião gosta de estar perto das pessoas, de sentir o pulsar das pessoas”, destacou Diniz.
O líder do governo do governo na Aleac lembrou que o trabalho que se vê em todo o Acre hoje começou há mais de uma década com o governo de Jorge Viana e prosseguiu na gestão de Binho Marques e consolida-se no governo de Tião Viana.
Lira Moraes, deputado estadual que há anos luta em busca de investimentos para o ramal Barro Vermelho, declarou que a chegada das ações mostra que este é um governo que se preocupa com o homem do campo.
“Nós só temos a agradecer ao governador por trazer a mecanização, piscicultura, educação e o asfaltamento para cá. O nosso governador não é homem de fazer promessa de campanha não. Ele vem, chega e faz”, disse Moraes.
Galeria de imagens