Governo intensifica ações de combate à obesidade

Equipe médica realizando a cirurgia bariátrica, para auxiliar as pessoas que sofrem de obesidade mórbida (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Equipe médica realizando a cirurgia bariátrica para auxiliar as pessoas que sofrem de obesidade mórbida (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Como forma de promover a saúde, o governo do estado investe cada vez mais no Programa de Obesidade e Qualidade de Vida do Hospital das Clínicas de Rio Branco. Hoje, mais de mil pessoas participam do projeto, que oferece um acompanhamento nutricional, psicológico e médico por meio de consultas, palestras informativas e, quando necessário, procedimento cirúrgico.

A obesidade é uma doença crônica, definida pelo acúmulo de gordura no corpo, que faz aumentar o risco de outros tipos de enfermidades, como doenças cardiovasculares, diabetes, apneia do sono, entre outras. Por isso, o objetivo do programa é proporcionar melhores condições de vida ao paciente, a partir do emagrecimento.

O estudante de medicina Weverton Carlos Silva, 26, está inserido no programa há cinco meses. Após várias tentativas de perda de peso, ele foi encaminhado ao procedimento cirúrgico de redução do estômago, a cirurgia bariátrica.

 Weverton espera por dias melhores: mais saúde, autoestima e menos preconceito (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Weverton espera por dias melhores: mais saúde, autoestima e menos preconceito (Foto: Luciano Pontes/Secom)

“Aqui encontrei um amparo e pessoas capacitadas para melhor me ajudar. Acredito que, se o Estado não investisse nessa área, a obesidade estaria ainda mais descontrolada. Estou bem tranquilo, pois o programa me tirou todas as dúvidas e medos. Depois da cirurgia espero ter mais saúde, melhorar minha autoestima e esquecer todo o preconceito que já sofri”, ressalta Silva.

Na rede privada, cada cirurgia bariátrica custa entre R$ 35 e 40 mil. A intervenção é o último estágio da obesidade. O médico-cirurgião do aparelho digestivo Thiago Batista conta que o HC tem em média 72 pacientes na fila de espera, prontos para serem operados.

“Estamos intensificando os procedimentos, como uma forma de combater a obesidade. É importante ter esse serviço gratuito no SUS, pois oferecemos para toda a população com grande disponibilidade de acesso e com toda a qualidade que o paciente merece”, destaca o cirurgião.

O serviço é disponibilizado a toda a comunidade. Os interessados em participar devem procurar a sede da Comissão de Residência Médica (Coreme), no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Mais informações: 3222-4326 ou 3222-3306.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter