Governo entrega mais 35 mil mudas de coco aos produtores do Vale do Juruá

Produtores do Vale do Juruá recebem mais 35 mil mudas de coco, como parte do programa do governo estadual de fomento à produção (Foto: Onofre Brito)
Produtores do Vale do Juruá recebem mais 35 mil mudas de coco, como parte do programa do governo estadual de fomento à produção (Foto: Onofre Brito)

Produtores do Vale do Juruá recebem mais 35 mil mudas de coco, como parte do programa do governo de fomento à produção (Foto: Onofre Brito)

Um lote de 35 mil mudas de coco está sendo descarregado nesta terça-feira, 9, no Ramal Moura Piranga, em Cruzeiro do Sul. As mudas serão distribuídas a produtores do município, de Mâncio Lima e de Rodrigues Alves. O programa de incentivo ao plantio de coco no Vale do Juruá foi lançado pelo governador Tião Viana no ano passado, com distribuição e plantio já feito de 40 mil mudas.

Os produtores, selecionados de comum acordo com suas associações, tiveram um curso de capacitação, quando foram orientados no sentido da escolha da melhor área, da retirada de solo para análise, e orientações gerais sobre os tipos de coco, bem como formas para combater pragas e conduzir a cultura.

O engenheiro agrônomo Hermes Pereira da Costa Filho, gerente de produção da Seaprof, acompanhou a retirada das mudas em Souza, na Paraíba, e agora acompanha o desembarque em Cruzeiro do Sul. Segundo ele, as mudas são de primeira qualidade e no ato de carregar e descarregar é preciso muito cuidado para que as mudas não sejam afetadas com quedas ou manuseio indevido.

O governo fornece e aplica calcário nas áreas escolhidas e ainda fornece o adubo (Foto: Onofre Brito)

O governo fornece e aplica calcário nas áreas escolhidas e ainda fornece o adubo (Foto: Onofre Brito)

O agrônomo explica que as mudas são todas da variedade coco-anão, que tem a vantagem de precocidade na produção. “Com 30 meses, ele já começa a produzir e com quatro anos chega à plena produção”, enfatizou. Em cada hectare são plantadas 204 mudas. O governo fornece e aplica calcário nas áreas escolhidas e ainda fornece o adubo. Mas ele destaca que as mudas de coco têm que ser irrigadas todos os dias em que não chover, até que se firmem no solo. No ano passado, o governo forneceu aos primeiros produtores, além do coco plantado, 11 mil metros de mangueira, 36 bombas submersas e duas motobombas (para produtores que não têm energia elétrica em sua propriedade), além de 39 caixas d’água.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter