Mesmo sob a ameaça de uma forte chuva na manhã deste sábado, 15, o governador do Acre, Tião Viana, entregou mais 101 unidades habitacionais, por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, para famílias do conjunto Jacarandá, Setor II. A ação contempla mais de 400 pessoas, que moravam em áreas de risco, e representa uma mudança radical na qualidade de vida, já que a comunidade não corre mais o risco de perder o lar que construiu para as águas do Rio Acre.
Com o novo endereço, próximo ao Distrito Industrial, chega também a possibilidade de emprego. “Em quantas alagações eu peguei um barquinho, remédio e saí batendo de porta em porta. Eu sei o que essas pessoas passaram. Agora, elas terão moradia digna e toda a estrutura necessária, além da oportunidade de emprego na região. E as casas localizadas nas áreas de risco serão demolidas, porque não queremos mais esse ciclo de tristeza para ninguém. Lutem pela comunidade e sejam felizes”, disse o governador.
As moradias possuem área privativa de aproximadamente 36 metros quadrados, com dois quartos, cozinha, área de serviço, sala e banheiro. Em média, cada uma custou R$ 49 mil, no total de investimentos de R$ 4,9 milhões. O auxílio ampara gente como a catadora Maria Alves Miranda, moradora do Taquari há 17 anos. “Todo ano minha casa alaga. Hoje eu passei lá e a água tava dando no meu joelho. Eu agradeço muito ao nosso governo por essa misericórdia de Deus de receber uma casa nova. Quero me mudar ainda hoje”, contou em tom emocionado.
Galeria de imagens
A parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) foi fundamental para a realização do empreendimento, que teve recursos federais e contrapartida estadual. A superintendente em exercício da instituição no Acre, Eliene Sampaio, ressaltou que o programa começou com o ex-presidente Lula, virou também o sonho da presidenta Dilma e, em parceria com o governador Tião Viana, se transformou numa realidade para o Estado.
E os resultados dos investimentos na área de habitação seguem em ritmo acelerado nos próximos meses. Já na segunda-feira, 17, mais 161 unidades habitacionais serão ofertadas no bairro Novo Horizonte, situado no loteamento Parque do Palheiral, e, em breve, as primeiras casas da Cidade do Povo também serão entregues. Segundo o secretário de Habitação, Rostênio Souza: “É uma mudança radical na forma de viver dessas pessoas. Estamos tirando famílias das áreas de risco e realocando-as numa moradia digna. É uma festa da cidadania”.
O que eles disseram
“É muito bom ver a alegria e a felicidade nos olhos da comunidade. Vocês vão entrar em casa e bater no peito dizendo ‘foi o Tião e a Dilma que me deram essa moradia’”
Perpétua Almeida, deputada federal
“Isso aqui aconteceu porque tem várias mãos ajudando. Vocês estão mudando de casa e nunca mais terão uma alagação nas suas portas”
Thaumaturgo Lima, deputado federal
“Meu coração está alegre demais. E todo meu agradecimento a Deus, ao Lula, a Dilma e ao nosso governador Tião Viana, que são pessoas que acreditaram nesse projeto”
Astério Moreira, deputado estadual
“Esses aqui são os meus vizinhos, porque eu também batalhei e construí minha casa aqui perto. Sejam todos bem-vindos”
Marileide Serafim, deputada estadual
“Só a boa política faz ações desse tipo. Todos estão de parabéns e que Deus abençoe essas moradias e suas famílias”
Eduardo Farias, deputado estadual
“Essas casas são um presente abençoado. Que esse governo continue com essa força para agraciar ainda mais as famílias do nosso Estado”
Maria Antonia, deputada estadual