O governo do Estado e Sebrae estão juntos mais uma vez organizando a décima edição da Expojuruá. Pela terceira vez consecutiva a feira será realizada no estacionamento da Arena do Juruá. Depois da Expoacre, que realizada na capital, a Expojuruá é o maior evento econômico/popular do Estado. Neste ano a feira terá quatro dias de duração começando no dia 12 e encerrando no dia 15.
A produção local é a principal atração nos amplos espaços destinados ao agronegócio, projetos do governo do estado e iniciativa privada em execução na área de piscicultura, criação de animais de pequeno e grande porte, pequenos negócios, indústria, etc. A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção (Seaprof) vai montar um mercadinho onde serão expostos e comercializados os produtos regionais. Destaque ainda para a cavalgada realizada todos os anos e que será realizada no domingo, 15.
A indústria moveleira, que costumava expor separadamente, será agrupada num só ambiente com as demais indústrias. O comércio varejista e os artesãos terão seu espaço como todos os anos. Segundo Nena Mubárac, uma das coordenadoras do evento pelo governo do Estado, neste ano a disposição dos espaços foi planejada de modo que o visitante passe primeiro pelas diversas atividades e produtos expostos e só então chegue à praça de alimentação. A alimentação oferecida será mais variada e haverá 62 pontos de comercialização no espaço da feira.
Nas quatro noites haverá shows com bandas da região no palco principal e apresentações de cantores da região no palco alternativo perto dos restaurantes. Na noite do encerramento, domingo, 15, o show será do cantor Gabriel Valim e Banda.
Rodeio mais animado
O gerente do Instituto de Defesa Animal (Idaf) em Cruzeiro do Sul, Marcos Pereira, conta que o rodeio, que ele considera a principal atração, será realizado em espaço próprio, separadamente da arena de shows como ocorreu no ano passado.
Serão três noites de rodeio com os melhores peões do Acre, entre eles os cinco melhores que recentemente disputaram o campeonato em Barretos-SP. Também participarão peões de todo o Vale do Juruá, além de Feijó, Tarauacá e Sena Madureira e haverá prêmios que totalizam R$ 11 mil.
Pereira informa ainda que foram selecionados 36 touros, levando-se em consideração o bem estar animal, segundo as recomendações da Associação Brasileira de Proteção aos Animais.
Uma novidade será a exposição de cavalos crioulos cuja semente veio do Rio Grande do Sul e hoje estão sendo reproduzidos em Cruzeiro do Sul. Alguns exemplares desta raça rústica, genuinamente brasileira, serão colocados à venda na feira.
Suínos e ovinos
Dois suinocultores de ponta de Rio Branco estarão mostrando e vendendo exemplares de seu plantel e alguns produtores da região terão oportunidade de adquirir exemplares de raça. Segundo Pereira, o governo do Estado está desenvolvendo um projeto, em conjunto com a Embrapa, de melhoramento genético na produção de suínos com participação de 15 produtores.
Alguns criadores de Cruzeiro do Sul e dois do Vale do Acre que têm plantel de elite vão expor matrizes e reprodutores de ovinos e caprinos.