Governo do Acre retoma ações de ajuda humanitária aos haitianos

Desde segunda-feira, 9, servidores da Sejudh estão em Iñapari para atender os haitianos e organizar a entrada no Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Desde segunda-feira, 9, servidores da Sejudh estão em Iñapari para atender os haitianos e organizar a entrada no Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com a decisão do governo federal que autoriza a entrada dos haitianos que estavam em Iñapari, no Peru, cidade de fronteira a cidade de Assis Brasil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), dá continuidade às ações de ajuda humanitária, com auxílio na documentação, alimentação, saúde e hospedagem.

Desde segunda-feira, 9, servidores da Sejudh estão em Iñapari para atender os haitianos e organizar a entrada no Brasil. Foram priorizadas as mulheres, crianças e doentes. Serão realizados cerca de 30 vistos por dia. Muitos empregadores de vários Estados do país já procuraram a secretaria para oferecer oportunidades de trabalho aos imigrantes.

Logo que foi informado da autorização do governo federal, o secretário Nilson Mourão se dirigiu a Assis Brasil para acompanhar a entrada dos haitianos. “Vamos continuar a oferecer apoio aos haitianos. Eles já estavam no caminho quando houve a publicação do decreto presidencial”, pontuou Mourão.

Os empresários que tiverem interesse em contratar haitianos devem entrar em contato com a Sejudh pelos telefones (68) 3215-2310 ou (68) 3215-2314. Será realizado um cadastro dos empregadores para que a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, juntamente com o Ministério do Trabalho, tenha um controle dos lugares de destino dos imigrantes, cobrando a garantia dos direitos humanos também nas situações trabalhistas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter